Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

SONGBOOK VOL. II

De BERNARDO SASSETTI
Ascent – Azul ©Bernardo Sassetti
Este evento já decorreu
Datas e Horários

18 setembro
terça, 21h30

Local

Sala Bernardo Sassetti

Preço

Entrada livre sujeita à lotação da sala

Descrição

O 2º volume de Songbook, de Bernardo Sassetti, será lançado no Teatro São Luiz, na sala batizada com o seu nome. Para esta obra, o pianista Daniel Bernardes foi desafiado a fazer as transcrições e revisões das partituras agora editadas. Sobre esse processo, diz: “trabalhar neste Songbook levantou alguns desafios, naturais na edição musical, já que editar é fazer escolhas e as escolhas implicam risco. Esse risco é acentuado quando falamos da música do Bernardo, pois esta, quase paradoxalmente, alia o cuidado extremo na escolha da nota tocada à aventura de arriscar e tocar de forma espontânea. Não encontramos por isso duas versões iguais do mesmo tema e por essa razão na hora de fixar uma partitura é preciso encontrar um compromisso. É dessa forma que este Songbook deve ser encarado, a audição dos discos é fulcral para se perceber o Bernardo, pois a nota escrita é sempre escassa quando se ouve música desta profundidade.”

Por forma a demonstrar a versatilidade da música de Bernardo Sassetti, o lançamento deste 2º volume contará com as abordagens heterogéneas de quatro pianistas bastante diferentes entre si, sendo um ainda estudante, um outro pianista de clássico e os restantes pianistas de jazz. São eles: José Manuel Cavaco, João Vasco Almeida, Daniel Bernardes e Mário Laginha.

Apresentação
Representantes da editora mpmp e da Casa Bernardo Sassetti

Concerto
José Manuel Cavaco (piano): Alice
João Vasco Almeida (piano): Inquietude, Reflexos
Daniel Bernardes (piano): Promessas, I Left My Heart in Algândaros de Baixo
Mário Laginha (piano): O Sonho dos Outros, Olhar

 

Masterclass de Mário Laginha
Antes do lançamento do 2º volume de Songbook de Bernardo Sassetti, realiza-se, no mesmo dia, das 18h às 20h, uma masterclass dada por Mário Laginha, em que falará sobre o seu percurso e a sua abordagem à criação musical. Dirigida a músicos e estudantes de música, está, no entanto, aberta a qualquer pessoa. Informações e inscrições em: casabernardosassetti@gmail.com

Ficha Técnica

Coapresentação Casa Bernardo Sassetti e São Luiz Teatro Municipal

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides