Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web
Destaques

Adeus, Jorge Salavisa

Jorge Salavisa © Estelle Valente Teatro São Luiz

Jorge Salavisa foi o primeiro diretor do Teatro São Luiz após a sua renovação. Fez dele o epicentro da criação contemporânea, na sua sábia gestão de nomes consagrados e emergentes, do teatro, da dança e da música, criando em Lisboa, e a partir dela, um palco no centro da cidade e no centro da vida dos seus públicos e dos seus artistas.

Foi um mentor e um professor para todos aqueles que, ao longo dos últimos 20 anos, fizeram desta casa mais do que o seu local de trabalho, a sua vida.

Foi pela sua mão, através dos seus ensinamentos, que gerações de artistas puderam aqui começar, e outros tantos encontrar as condições para se poderem apresentar a um público cada vez mais exigente, também ele formado pela exigência do seu olhar de programador, que sempre disse que não era.

Estamos tristes não apenas porque perdemos um mentor, aquele com quem aprendemos tudo, mas porque depois de já ter deixado funções, Jorge Salavisa nunca deixou de olhar por nós.

Figura atenta e discreta, humilde em tudo quanto tinha de enorme, gentil em tudo quanto tinha de gigante, sábio em tudo quanto tinha de intuitivo.

Com Jorge Salavisa transformámos a ideia de um teatro numa casa, num lugar de encontro, histórias, gerações, culturas e artes.

A história da cultura e da criação contemporânea em Lisboa não pode ser escrita sem um capítulo inteiro e imenso que leva o nome daquele que nos ajudou a perceber e a dar sentido ao que fazíamos.

Num ano já tão difícil, o desaparecimento de Jorge Salavisa é um duro golpe no futuro que queremos continuar a construir. Resta-nos sentir que continua a observar-nos, discreto e silencioso, recusando todas as homenagens, recusando ser protagonista de uma história que ele próprio escreveu.

Agora eu, Aida Tavares, espero estar sempre à altura do tanto que me ensinou e da inspiração que sempre será para mim e para a equipa deste teatro.

Aida Tavares
Diretora artística do Teatro São Luiz

Outros Destaques