Biografias dos participantes no encontro de Lisboa, março 2025, por ordem alfabética:
António M. Feijó é atualmente Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Diretor da Faculdade de Letras, Vice-Reitor e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa. Doutorado em Literatura Inglesa e Norte-Americana (Brown University). É autor de livros e ensaios sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa.
Emmanuel Demarcy-Mota é uma figura incontornável do teatro contemporâneo francês, reconhecido pelas suas encenações marcantes e pelo seu compromisso com um teatro aberto e audacioso. Desde a adolescência, fundou a companhia Millefontaines antes de se destacar com Peine d’amour perdue, de Shakespeare, que lhe vale o Prémio de Revelação Teatral. Diretor da Comédie de Reims e, mais tarde, do Théâtre de la Ville, a partir de 2008, encena obras fundamentais do repertório, como Marat-Sade, de Peter Weiss, Seis Personagens à Procura de um Autor, de Pirandello, Rinoceronte, de Ionesco, e Victor ou As Crianças no Poder, de Roger Vitrac. Nomeado diretor do Festival de Outono de Paris em 2012, reforça a presença da nova criação europeia e incentiva o intercâmbio entre disciplinas e culturas. Paralelamente, desenvolve projetos sociais e interdisciplinares, como a Trupe do Imaginário, que propõe consultas artísticas a públicos isolados, e a Academia Saúde-Cultura, que aproxima artistas e profissionais de saúde. Em 2023, inaugura o Festival da Praça e reabre o Théâtre de la Ville, rebatizado como Sarah Bernhardt, reafirmando a sua ambição de um teatro ancorado no presente e aberto ao mundo.
Helena Simões é crítica de teatro e, desde 2006, colabora com o Jornal de Letras Artes e Ideias. Jurada de Prémios de Teatro, é mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e concluiu o curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, com especialização em Artes, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi diretora de cena na Fundação Calouste Gulbenkian.
Marco Giorgetti, após uma experiência diversificada nos vários domínios do espetáculo ao vivo, onde atuou entre 1978 e 1994 em funções tanto artísticas como técnicas, adquirindo assim um conhecimento abrangente do setor em todas as suas profissões, dedica-se desde 1994 especificamente ao trabalho de organização e gestão. Do ponto de vista artístico, foi ator de teatro, cinema e televisão, além de assistente de encenação em companhias de prosa e teatros de relevância nacional, organizador e diretor artístico de estruturas e eventos teatrais. Diretor-Geral do Ente Teatrale Italiano de 2004 a 2007, ocupou antes e depois o cargo de Diretor do Teatro della Pergola, antes de ser nomeado, em 2010, Diretor-Geral da Fundação homónima, Teatro Nacional desde 2015.
Miguel Loureiro tem trabalhado como intérprete em espetáculos de teatro, ópera e performance, colaborando com diversos artistas portugueses. Em Cinema, participou como ator em diversas curtas e longas-metragens. Integrou também várias séries de televisão em Portugal. Na sua carreira, foi distinguido com vários galardões, como o Prémio Autores 2019 na categoria de Melhor Ator e o Globo de Ouro para Melhor Ator em 2018. Foi, ainda, nomeado para o Prémio de Teatro Europeu – Novas Realidades Teatrais. Com a editora Douda Correria, publicou os livros Confissões de um Exilado no Barreiro e O Longo Peido da Sequóia. É o diretor artístico do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, desde junho 2023.
Robert Wilson, nascido em Waco, Texas, é um dos mais influentes criadores teatrais e artistas visuais contemporâneos. As suas obras para o palco integram, de forma não convencional, uma vasta gama de disciplinas artísticas, incluindo dança, movimento, iluminação, escultura, música e texto. As suas imagens, de um rigor estético notável, são simultaneamente evocativas e emocionalmente impactantes, conquistando a aclamação da crítica e do público a nível mundial.
Wilson estudou na Universidade do Texas e no Pratt Institute, em Brooklyn. Em meados da década de 1960, fundou em Nova Iorque o coletivo performativo The Byrd Hoffman School of Byrds, onde começou a desenvolver os seus primeiros trabalhos marcantes, como Deafman Glance (1970) e A Letter for Queen Victoria (1974-1975). Em colaboração com Philip Glass, escreveu a icónica ópera Einstein on the Beach (1976), uma obra fundamental na história do teatro e da música contemporânea.
Ao longo da sua carreira, Wilson trabalhou com escritores e músicos de renome, como Heiner Müller, Tom Waits, Susan Sontag, Laurie Anderson, William Burroughs, Lou Reed, Jessye Norman e Anna Calvi. Para além da criação de obras originais, reinventou e deixou a sua marca em grandes clássicos da dramaturgia e da ópera, incluindo Krapp’s Last Tape, de Samuel Beckett, A Ópera dos Três Vinténs, de Brecht/Weill, Pelléas et Mélisande, de Debussy, Fausto, de Goethe, Odisseia, de Homero, Fábulas, de Jean de La Fontaine, Madama Butterfly, de Puccini, La Traviata, de Verdi, e diversas peças de Shakespeare.
O seu trabalho nas artes visuais abrange desenho, pintura e escultura, tendo sido apresentado em centenas de exposições individuais e coletivas no mundo inteiro. As suas obras integram importantes coleções privadas e museus de prestígio internacional.
Wilson foi distinguido com numerosos prémios e honras pelo seu contributo artístico, incluindo uma nomeação para o Prémio Pulitzer, dois prémios Ubu, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e um Prémio Olivier. Foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Letras e da Academia Alemã das Artes e recebeu oito doutoramentos honoris causa. É Comendador da Ordem das Artes e das Letras e Oficial da Legião de Honra em França, detentor da Cruz de Oficial da Ordem de Mérito da Alemanha e laureado com o Praemium Imperiale de 2023.
Wilson é o fundador e Diretor Artístico do The Watermill Center, um laboratório de experimentação artística situado em Water Mill, New York.