Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

The Site

mala voadora
©Estelle Valente
Datas e Horários

7 a 14 abril
terça a sábado, 19h30; domingo, 16h

Local

Sala Mário Viegas

Preço

€12 (com descontos)

Classificação

A classificar pela CCE

Descrição

The Site junta três personagens: uma brasileira negra, investigadora que está a desenvolver o seu trabalho arqueológico num sítio de raiz etrusca; uma americana judia que a entrevista sobre esse trabalho; e um entrevistador português, branco, que intermedeia o diálogo entre as duas mulheres. A investigadora negra não domina o inglês o suficiente para falar sobre o seu trabalho com o rigor que a caracteriza; a entrevistadora americana, branca, é particularmente sensível a alguns temas; e o homem português branco não é um tradutor exímio. A entrevista não corre bem, revelam-se fragilidades de carácter ou emocionais, torna-se claro o modo como a intermediação do tradutor deu azo a equívocos vários, impedindo quem falou de dizer aquilo que de facto queria dizer. Torna-se claro que o resumo traduz mais o universo de pensamento da entrevistadora – a procura da eficácia mediática – e do tradutor – no seu abastardamento da informação científica – do que do que da entrevistada – a seriedade da ciência. A mala voadora apresenta no São Luiz um espetáculo que fala sobre o lugar que se desvia da possibilidade de verdade – em que nos desviam da nossa verdade.

Ficha Técnica

Direção Jorge Andrade, com assistência de Maria Jorge Texto Deborah Pearson Interpretação Deborah Pearson, Isabél Zuaa e Jorge Andrade Cenografia e Figurinos José Capela Luz João Fonte Imagem de divulgação António MV Direção de produção Pedro Jordão Residência O Espaço do Tempo Coprodução Mala Voadora, Teatro Nacional São João e São Luiz Teatro Municipal /// A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e associada d’O Espaço do Tempo.

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
PAIS & FILHOS, DE PEDRO PENIM: ESTREIA A 24 SETEMBRO (+ DATAS EXTRA) ×

Seguindo as diretrizes da DGS, as sessões do espetáculo PAIS & FILHOS estão canceladas até 23 de setembro. A estreia está agora marcada para 24 de setembro, sexta-feira, às 20h, e, a partir desta data, há récitas todos os dias até 3 outubro.

Saber Mais