Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

São Luiz Para Todos

Há muito que o São Luiz Teatro Municipal tem na acessibilidade uma das suas prioridades. Gostamos de dizer que o São Luiz é para todos – e diariamente trabalhamos para que isso não seja apenas conversa ou teoria. Uma atitude que começa no exterior, na receção aos espectadores, e se prolonga dentro do edifício, do mesmo modo que determina a forma como apresentamos os nossos espetáculos.

Junto ao Teatro existe um lugar de estacionamento público para pessoas com mobilidade reduzida. A pensar nelas, tornámos também todas as salas do Teatro acessíveis e capacitámo-las com lugares capazes de acolher esses espectadores. Trazer ao Teatro pessoas que, muitas vezes, se sentem arredadas ou impossibilitadas de aqui entrar é fundamental para nós.

O Bilhete Suspenso tem sido uma iniciativa da qual muito nos orgulhamos. O funcionamento é simples: ao comprar um bilhete com o valor fixo de sete euros, este fica suspenso na bilheteira e possibilita a vinda ao Teatro de pessoas apoiadas pelas associações parceiras do São Luiz. Também através do projeto Vamos?, em parceria com a Associação Mais Proximidade Melhor Vida, procuramos incentivar que pessoas em situação de isolamento venham mais vezes ao Teatro.

Tentando promover a acessibilidade, fazemos questão que a maioria dos espetáculos que apresentamos tenham sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), com audiodescrição (AD) e também sessões descontraídas (SD).

Acreditamos que um Teatro não cumprirá nunca a sua missão se não for de todos e para todos.

Língua Gestual Portuguesa

Desde 1997 que a LGP é uma das línguas oficiais de Portugal e desde 2007 que o São Luiz a integra na sua programação, a pensar na comunidade surda.

Veja aqui quais os espetáculos com sessões com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Audiodescrição

Possibilitamos que pessoas com deficiência visual assistam aos nossos espetáculos de forma plena e autónoma através da descrição objetiva de todas as informações que apreendemos visualmente (expressões faciais, ambiente cénico, etc.) e também do reconhecimento prévio do palco.

Veja aqui quais os espetáculos com sessões com Audiodescrição.

Sessões Descontraídas

Nas sessões descontraídas, adaptamos os conteúdos às necessidades da plateia e tornamos a atmosfera dentro da sala mais acolhedora, através de uma maior tolerância do que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. São, por isso, sessões abertas a todos os espectadores, incluindo aqueles que têm condições do espetro autista ou deficiência intelectual, sensorial ou de comunicação, sempre respeitando a classificação etária.

Veja aqui quais os espetáculos com Sessões Descontraídas.

Conversas com os Artistas

Gostamos de conhecer os pressupostos, as inspirações e as motivações dos espetáculos que apresentamos no São Luiz. É por isso que na maioria das vezes organizamos conversas com as equipas artísticas, normalmente depois de uma das sessões, de forma a incentivar o diálogo entre artistas e espectadores.

Veja aqui quais os espetáculos com Conversas com os artistas.

Bilhete Suspenso

Ao comprar um bilhete com o valor fixo de sete euros, este fica suspenso na bilheteira e possibilita a vinda ao Teatro de pessoas apoiadas pelas associações parceiras do São Luiz. A saber: Fundação António Luís de Oliveira, APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação SOL, Albergues Nocturnos de Lisboa, Associação Crescer, Associação Mais Proximidade Melhor Vida e Casa da Boavista – SCML.

Vamos?

Em parceria com a Associação Mais Proximidade Melhor Vida, procuramos incentivar que pessoas em situação de isolamento venham mais vezes ao Teatro.