REDES
O Teatro São Luiz/EGEAC é membro de redes europeias que têm em comum o trabalho continuado com vista à sustentabilidade, acessibilidade e partilha de boas práticas.
We Want More! é um projeto de colaboração internacional financiado pela União Europeia que junta artistas, profissionais e organizações culturais no pensamento e na construção de maior diversidade, inovação e representatividade nas artes performativas.
Trabalha-se a ideia de testar novas formas de produção, reforçar parcerias além-fronteiras e criar mais oportunidades para artistas de diferentes percursos e contextos. Entre os principais objetivos está a promoção da mobilidade artística, mais e melhor formação e incentivo às boas práticas na criação artística.
Parceiros FEDAPAS – Federación Extremeña de Deficientes Auditivos Padres y Amigos del Sordo (Espanha), ATER Fondazione (Itália), THEAMA – Inclusive Theatre (Grécia), Teatro São Luiz/EGEAC (Portugal), PLAVO Theatre (Sérvia), Sommerblut Kulturfestival (Alemanha), Associazione Culturale EUTOPIA (Itália)
mais informações em www.weallneedtheatre.eu
We Want More! convidou artistas de teatro — com ou sem deficiência — da União Europeia, Balcãs Ocidentais, Turquia e Ucrânia para participar no workshop internacional Capacitação para a Inclusão de Artistas de Teatro, no Teatro São Luiz, entre 12 e 16 de setembro de 2025.
Um encontro de cinco dias para explorar formas de tornar as artes performativas mais inclusivas, através de sessões com especialistas, discussões abertas e partilha de ideias centradas na acessibilidade e na igualdade de oportunidades no teatro.
Trinta artistas foram selecionados por um júri — composto pelos parceiros do projeto e pelo curador Marco Paiva — com base na sua motivação e experiência nas áreas de Teatro, Inclusão e Acessibilidade. O objetivo foi reunir um grupo diverso e equilibrado em termos de género, representando os vários países elegíveis.
As conclusões do workshop serão reunidas num guia prático, a ser partilhado com profissionais do setor.
Veículo de promoção das redes de acessibilidade e boas práticas, a plataforma WANT – We All Need Theatre visa criar ligações e contactos no setor teatral, através da colaboração entre profissionais, organizações e diferentes públicos; destacar a importância do teatro como um instrumento essencial para o desenvolvimento social, cultural e educativo; incentivar a participação ativa e o engajamento do público em projetos culturais inovadores e inclusivos, com vista a um teatro acessível, diverso e impactante, capaz de gerar reflexão, empatia e transformação na sociedade.
https://weallneedtheatre.eu/
ETC – European Theatre Convention é uma rede internacional que une teatros e organizações culturais de toda a Europa com um propósito comum: impulsionar a colaboração artística, o intercâmbio cultural e a criação de novos projetos teatrais. Fundada em 1988, a ETC tem sido uma força motriz no diálogo entre diferentes tradições cénicas, promovendo a mobilidade dos artistas e estimulando a inovação no panorama teatral europeu.
Mais do que uma plataforma de colaboração, a ETC assume um papel ativo na valorização da diversidade cultural e na defesa do teatro como uma poderosa ferramenta de transformação social e reflexão crítica.
Entre as suas mais recentes iniciativas destaca-se o Green Book (Livro Verde) – um guia prático que reúne orientações e boas práticas destinadas a teatros e organizações culturais em toda a Europa. Este recurso pioneiro visa promover a sustentabilidade ambiental, social e cultural no setor, incentivando a adoção de práticas responsáveis, eficientes e ecológicas. Além disso, fomenta a partilha de soluções inovadoras e inclusivas, com impacto positivo a longo prazo.
Place des Théâtres nasce da vontade de construir novas relações internacionais entre teatros, abrindo caminhos para o futuro e criando pontes entre a Europa e a África. Esta aliança entre Lisboa, Paris e Florença dá forma a uma narrativa comum e marca o início de um novo ciclo, que agora inclui também cidades como Sibiu (Roménia) e Pristina (Kosovo).
Estes encontros têm promovido diálogos essenciais entre artistas sobre práticas, políticas culturais, diferenças e convergências, refletindo ainda sobre a memória e o futuro da formação teatral na Europa. Surge, assim, a ideia de uma escola nómada, inclusiva e sem fronteiras — uma nova visão para as artes performativas.
O Teatro São Luiz concluiu no verão de 2025 a sua participação na rede europeia Prospero – Extended Theatre, criada em 2006 para promover a colaboração entre teatros de referência na Europa.
A rede mantém a plataforma online prospero-theatre.tv, de acesso gratuito, onde se encontram espetáculos completos, entrevistas e documentários, aproximando o teatro de novos públicos e reforçando a sua presença digital.
Para ver mais teatro, visite https://www.prospero-theatre.tv/