Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

REDES

 

O Teatro São Luiz/EGEAC é membro de redes europeias que têm em comum o trabalho continuado com vista à sustentabilidade, acessibilidade e partilha de boas práticas.

 

ETC – European Theatre Convention, é uma rede internacional que reúne teatros e organizações culturais de toda a Europa com o objetivo de promover a colaboração artística, o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de novos projetos teatrais. Fundada em 1988, potencia o diálogo entre as diferentes tradições teatrais, apoia a mobilidade de artistas e fomenta a inovação na cena teatral europeia. A ETC desempenha um papel importante na promoção da diversidade cultural e na defesa do valor do teatro como ferramenta de transformação social e reflexão crítica.
Uma das mais recentes iniciativas é o Green Book (Livro Verde), uma ferramenta que reúne orientações de boas práticas para teatros e organizações culturais na Europa, como recurso à promoção da sustentabilidade ambiental, social e cultural. Encoraja as instituições a adoção de práticas responsáveis, eficientes e ecológicas, e promove a partilha soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis a longo prazo.
https://www.europeantheatre.eu/

 

Após a experiência na rede de acessibilidade, Inclusive Theaters, o São Luiz faz agora parte de uma nova rede na mesma linha de trabalho, a inclusão e acessibilidade nas práticas artísticas.
WWM – We Want More é uma rede europeia que promove a colaboração entre artistas, profissionais e organizações culturais visando a diversidade, a inclusão e a inovação nas artes performativas. Prevê o desenvolvimento de novos modelos de produção e o fortalecimento de parcerias internacionais; compromete-se na promoção de oportunidades para artistas, de modo a garantir uma maior representatividade no cenário cultural. Sendo um dos objetivos primordiais no trabalho a desenvolver, a rede facilita a mobilidade artística; oferece formação e partilha de boas práticas, contribuindo para a construção de uma cena cultural mais acessível e interligada.


Veículo de promoção das redes de acessibilidade e boas práticas, a plataforma WANT – We All Need Theatre visa criar ligações e contactos no setor teatral, através da colaboração entre profissionais, organizações e diferentes públicos; destacar a importância do teatro como um instrumento essencial para o desenvolvimento social, cultural e educativo; incentivar a participação ativa e o engajamento do público em projetos culturais inovadores e inclusivos, com vista a um teatro acessível, diverso e impactante, capaz de gerar reflexão, empatia e transformação na sociedade.
https://weallneedtheatre.eu/

 

A criação de novas relações internacionais entre teatros abre caminhos para o futuro construindo pontes entre a Europa e a África, é esta a premissa da Rede Place des Théâtres.
A aliança entre Lisboa, Paris e Florença fortalece essa narrativa e marca o início de um novo ciclo, ligando cidades como Lisboa, Paris, Florença, Sibiu e Pristina, com a participação da Roménia e do Kosovo. Em junho, nos Chantiers d’Europe, em Paris, acontece a formalização desta Rede. Após um período de experimentação, em que os teatros ultrapassaram os limites físicos dos seus edifícios e ocuparam o espaço público, transformando as cidades em palcos vivos. Têm sido momentos salutares de diálogo entre artistas sobre práticas, políticas, diferenças e pontos de convergência nas artes performativas. Reflete-se sobre a memória e a importância de uma formação teatral europeia inovadora, concebendo uma escola nómada, fluida e sem fronteiras.

Em Lisboa, fizemos acontecer dois dos projetos partilhados com os parceiros, a Pharmacia Poética, com poesia “prescrita” para o bem-estar da alma, e Consultas Poéticas realizadas no Metro, estação Baixa-Chiado, encantando e escutando os que por ali passaram. Um espaço de celebração e reflexão, a repetir.