Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

3ª Festa do Jazz do São Luiz

© José Frade
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Dias 2 e 3 das 12 às 02h00

Local

Sala Principal e Jardim de Inverno

Descrição

A Festa do Jazz do Teatro São Luiz em 2005 é fruto do êxito dos anos anteriores; a festa do jazz português, reveladora do futuro desta música no nosso país. É por isso que continuamos a apostar nas escolas e é por essa razão que são elas o grande cartaz do nosso programa.

Gostaríamos de ter espaço para as revelações, que as há em bom número, com discos gravados e que o público merece conhecer. Para tal seria necessário alargar bastante a Festa. Veremos o que o futuro nos reserva !

Muitos músicos gostariam de  participar neste evento e essa é a nossa maior alegria. Acontece até que o sucesso deste encontro já extravasou as nossas fronteiras e temos escolas estrangeiras a quererem participar. Este movimento criado à volta da Festa do Jazz deve-se principalmente aos músicos que a fazem.

Como nos anos anteriores a nossa programação assenta no encontro nacional das Escolas de jazz, nas vertentes pedagógicas associadas, nos grupos de qualidade e de referência que atraem públicos, no convite dirigido aos compositores para a criação de peças de jazz e de música contemporânea e nas jam-sessions que potenciam os encontros entre solistas num ambiente de celebração que é a própria Festa do Jazz do São Luiz.

Essencialmente continuam os desafios: o maior de todos este ano é a encomenda feita à compositora e arranjadora Andreia Pinto Correia, a residir nos EUA, para dirigir a sua Jazz Orchestra em estreia absoluta na Europa. Pelo empenhamento e qualidade dos músicos que integram o grupo, pela breve e fulgurante carreira académica de Andreia e pela novidade do projecto adivinha-se um grande acontecimento musical. Outra proposta nova para os nossos ouvidos vem da parte de Pedro Moreira que apresenta o seu quinteto de jazz com um quarteto de cordas, será certamente um novo som dentro de um novo (em Portugal) conceito. Carlos Barretto é dos músicos que mais riscos (calculados) corre durante as suas apresentações e é um desafio ouvir a sua música e seguir os impulsos cruzados que nela habitam. Por outro lado a voz única de Maria João e a voz única de Mário Laginha fazem parecer imprevisível uma das músicas mais conseguidas que se fazem em Portugal. Surpresa para todos será também o resultado do trabalho dos compositores convidados com o “Ensemble ”, que este ano integra os dois músicos espanhóis Perico Sambeat e Marc Miralta, apresentando um concerto com sonoridades próximas do jazz europeu e da música erudita contemporânea.

Cada ano surgem novas parcerias e este ano teremos a presença de um “luthier” de sopros a prestar assistência e a mostrar o seu catálogo aos instrumentistas. Continuamos com outra parceria que mostra, na Feira do Disco, do melhor que se tem gravado em Portugal e no estrangeiro.

Combos das Escolas de Jazz, Duos e Trios no Café dos Teatros, Masterclasses, Jam-Sessions, Orquestras de Jazz, Grupos de artistas consagrados, é o que apresentamos este ano em várias salas do Teatro São Luiz ao longo de dois dias e durante 24 horas em 24 concertos, 4 Masterclasses e 2 Jam-Sessions.

Faz bem vir à Festa do Jazz. Faz bem à alma, à auto-estima, ao humor, aos ouvidos e aos olhos. Esperamos por vós para fazer a Festa.

Carlos Martins, Director Artístico

dia 2 – 19h00
Reunion Big  Jazz Band
Claus Nymark – Direcção
Johannes Krieger – trompete
Tomás Pimentel – trompete
Ricardo Pinto – trompete
Emília Santos – trompete
Peter Wetherill – trombone
André Conde – trombone
Rui Gonçalves – trombone
Jorge Reis – sax alto
Gonçalo Prazeres – sax alto
Manuel Lourenço – sax tenor; flauta
Fernando Soares – sax tenor
Fernando Magalhães – sax barítono
Rui Caetano – piano
Francisco Costa Reis – guitarra
João Custódio – contrabaixo
José Marrucho – bateria

A Reunion Big Jazz Band é uma história de afinidades, carolice, prazer e amizades. Começou por ser um encontro de músicos ás quartas-feiras para tocar a música de que mais gostavam. Foi evoluindo e transformou-se numa espécie de espaço das Big Bands, onde coexistem profissionais consagrados, jovens músicos em fase de afirmação e estudantes. Estes músicos divertem-se a tocar e conseguem divertir quem assiste aos concertos. Tocam preferencialmente temas conhecidos com arranjos originais de membros da orquestra.

dia 2 – 21h30
Maria João/Mário Laginha  Tralha
Maria João – voz

Mário Laginha- piano
Mário Delgado -guitarra
Yuri Daniel – contrabaixo
Alexandre Frazão – bateria

Com o CD “Tralha” Maria João e Mário Laginha voltaram aos temas originais. O porquê deste título?  Obviamente por gostaram dele. Mas não deixa de ser verdade que ele tomou posse do conceito deste projecto. Se pensarmos que os três últimos álbuns de originais respeitaram regras bem definidas – “Côr” as Culturas do Índico, “Lobos, Raposas e Coiotes” é um Duo com Orquestra Sinfónica e “Chorinho Feliz”, o Brasil – este é o primeiro em muitos anos para o qual partiram sem um tema obrigatório. Começaram por pensar em fazer um disco bastante mais eléctrico. Pensaram também em juntar sons não produzidos por instrumentos. Finalmente utilizaram tudo isso.


dia 2 – 23h00

Ensemble Festa do Jazz
Interpreta composições originais de: Carlos Azevedo, André Fernandes, Laurent Filipe, Vasco Mendonça, João Paulo Esteves da Silva e Daniel Schvetz.

Nuno Ferreira- guitarra
João Moreira – trompete
Perico Sambeat – sax alto
Carlos Martins – sax tenor
Jesse Chandler – piano
Nelson Cascais – contrabaixo
Marc Miralta – bateria

À semelhança do que aconteceu na edição anterior da Festa, o Ensemble é um grupo criado propositadamente para este concerto. Reúne sete excelentes músicos e resulta de um convite/encomenda feito a 6 compositores Portugueses ou residentes, para escreverem peças que serão apresentadas pela primeira vez nesta edição da Festa do Jazz.

 

dia 3 – 19h00
Andreia Pinto Correia Jazz Orchestra
Andreia Pinto Correia – direcção  e composição
Miguel Gonçalves – trompete
Tomás Pimentel- trompete
João Moreira – trompete
Johannes Krieger – trompete
Claus Nymark- trombone
Lars Arens- trombone
Luís Cunha – trombone
Carlos Gonçalves – trombone
Jorge Reis – sax alto; soprano
Perico Sambeat – sax alto
Carlos Martins – sax tenor; clarinete
Paulo Gaspar – sax tenor; clarinete
Alberto Roque – sax baritono; bx clarinete
André Fernandes – guitarra
Carmen Staaf – piano; acordeão
Bernardo Moreira – contrabaixo
Marc Miralta – bateria

Andreia Pinto Correia nasceu em Lisboa onde iniciou os estudos na Academia de Amadores de Música e na Escola do Hot Clube de Portugal. Em 1994 inicia os seus estudos de saxofone nos EUA com Bill Pierce, Jerry Bergonzi e George Garzone. Em 1999, inicia-se na Composição. Recebe inúmeros prémios do Berklee College of Music e é convidada para o cargo de coordenadora de tutores de música da referida instituição, assim como para uma especialização no ensino para estudantes com deficiências. È convidada pelo compositor Greg Hopkins para escrever para a Concert Jazz Orchestra. Em 2002 gradua-se nos cursos de Film Scoring e Composição e em 2003 torna-se membro do BMI Composers Workshop sob a direcção de Jim McNeely. Em 2004 recebe o Prémio de Mérito do New England Conservatory assim como uma Bolsa de Estudo para estudar com o compositor Bob Brookmeyer. Recebe também o prémio ASCAP para compositores em início de carreira. Actualmente reside em Nova Iorque e é compositora para a JCO sob a direccao de Bob Brookmeyer, a BMI Jazz Composers Orchestra e a Concert Jazz Orchestra dirigida por Greg Hopkins. A sua música já foi tocada em inúmeros concertos e as suas actuações incluem dois directos para a rádio nos EUA.
Esta será a primeira apresentação em Portugal na qualidade de compositora.

dia 3 – 21h30
Carlos Barretto “Lokomotiv” + Jorge Pardo
Mário Delgado- guitarras
Carlos Barretto – contrabaixo
José Salgueiro – bateria; percussão
Jorge Pardo – sax tenor; flauta

A este espectáculo do  projecto “Lokomotiv” de Carlos Barretto, junta-se Jorge Pardo, saxofonista espanhol e referência do Flamenco-Jazz. Além de originais, em estreia absoluta compostos para este concerto, serão também interpretados temas dos CDs “Radio Song” , “Lokomotiv” e momentos únicos de improvisação espontânea.

dia 3 – 23h00
Quinteto de Pedro Moreira + Quarteto de Cordas
Pedro Moreira – sax tenor e soprano
João Moreira – trompete
André Fernandes – guitarra
Bernardo Moreira – contrabaixo
André Sousa Machado – bateria
Francisca Fins – violino
Raquel Cravino – violino
Andreia Rafael – viola

Este projecto de Pedro Moreira confirma o facto de que muitos músicos de Jazz desde cedo se sentiram atraídos e influenciados pela música erudita, nomeadamente no que diz respeito à utilização de instrumentos de corda, menos comuns na sua área musical. A enorme versatilidade destes instrumentos permite um tratamento composicional muito rico, estabelecendo assim uma ponte entre estes dois mundos que se pretende estimulante para a componente de improvisação do grupo.

dias 2 e 3 – 24h00
Sexteto da ESMAE  
(Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo –Porto)
João Guimarães – sax alto
Zé Pedro – sax tenor
Luís Eurico Costa – guitarra
Aurélien Lino – piano
Rui Leite – contrabaixo
Marcos Cavaleiro– bateria

Este Sexteto, foi o vencedor do concurso que elegeu na edição anterior da Festa do Jazz, o melhor Combo e melhor Solista dos grupos de estudantes apresentados pelas escolas. Este ano achámos justo que o mesmo grupo de músicos não se apresentasse a concurso mas que tivesse a oportunidade de mostrar o seu trabalho em concerto. O Sexteto assegurará também o inicio da Jam-Session com que cada um dos dias da Festa, encerrará.

dia 2 – 14h00/17h00/20h00
André Matos / Demian Cabaud 
guitarra / contrabaixo

André Matos e Demian Cabaud conheceram-se em Boston (EUA) em 2002. Partilham de uma cumplicidade musical muito forte e por isso mesmo, têm participado juntos em diversos projectos. Tanto interpretam melodias do cancioneiro americano como  procuram os seus próprios caminhos composicionais. De formas e harmonias simples e de melodias familiares abrem pequenas janelas para o vazio, ou para realidades paralelas nas quais ambos se sentem à vontade. Afinal, é apenas música.

dia 3 – 14h00/17h00/20h00
Trio de Vasco Agostinho  
Vasco Agostinho –  guitarra
Hugo Antunes – contrabaixo
Bruno Pedroso – bateria

Este Trio nasceu da necessidade que Vasco Agostinho sente em ter um projecto onde possa tocar uma música mais próxima das suas raízes musicais e onde esta dependa mais da interacção entre os executantes do que da própria composição. Como repertório, reuniu alguns dos seus standards favoritos. Um dos objectivos é que os arranjos reflictam uma das suas maiores influencias: os trios com  piano, contrabaixo e bateria.
dias 3 e 4
* Masterclasses
Perico Sambeat (saxofone): dia 2 , 16h -17h
Marc Miralta  (bateria): dia 2 , 18h -19h
Carlos Barretto (contrabaixo): dia 3 , 16h -17h
Pedro Madaleno (guitarra): dia 3 , 18h -19h
*destinadas aos alunos das Escolas de Música participantes na Festa do Jazz)

Escolas de Música

dia 2 – 14h00
Escola JB Jazz – Lisboa 
Marta Mira – voz
Fernando Ferreira – trompete
Telmo Campos – sax tenor
Daniel Lima – piano
Herlander Medinas  – contrabaixo; baixo
Vitor Alexandre Alves – bateria
professor: Filipe Melo / José Soares

dia 2 – 15h00
Escola de Jazz de Torres Vedras
Pedro Ferreira – trompete
Ricardo Branco – saxofone
Fernando Simões – trombone
Paulo Duarte – guitarra
Carlos Garcia – piano
Gaspar Mendes – contrabaixo
David Canhoto – bateria
professor: José Menezes

dia 2 – 16h00
Conservatório Escola das Artes – Funchal 
Rafael Andrade – trompete
Avelino Sousa – sax tenor
David Fournier – guitarra
Ricardo Dias –contrabaixo
Jorge Maggione –bateria
professor: Humberto Fournier

dia 2 – 17h00
Escola de Jazz Luiz Villas Boas (Hot Clube de Portugal) – Lisboa
Moisés Fernandes- trompete
Daniel Vieira – sax tenor
Filipe Rocha – contrabaix
João Rijo – bateria
professor: Afonso Pais

dia 2 – 18h00
Escola de Música da C.M. da Nazaré 
Mónica Duarte – voz
João Capinha –  sax alto
André Duarte – sax tenor
Gonçalo Justino – guitarra
Tiago Lopes – baixo
Bruno Monteiro – bateria
professor: Adelino Mota

dia 3 – 14h00
ETIC- Escola Técnica de Imagem e Comunicação -Lisboa
Ivo Dias – guitarra
Teresa Lopes – saxofones
André Gomes – trompete
Ricardo Freitas – piano
Martim Torres – baixo
Ricardo Espiga – bateria
Professor: Jorge Reis

dia 3- 15h00
Escola de Jazz do Barreiro
Fábio Cruz – trompete
Nuno Baião – trombone
Luís Santos – sax tenor; sop
Bill Williams – guitarra
Iuri Gaspar – piano
Filipe Rocha -contrabaixo
João Bastos – bateria
professor: Mário Delgado

dia 3 – 16h00
Centro de Estudos e Tecnologias Musicais -Viseu 
Sandra Pereira – voz
Brian Carvalho – trompete
Bruno Pinho – guitarra
Joaquim Rodrigues – piano
Pedro Lemos – baixo elect.
Carlos “Baketas” – bateria
professor: Luís Lapa

dia 3 – 17h00
RIFF- Escola de Música de Aveiro 
Claudio Andrade – saxofone
Gonçalo Moreira – piano
Jorge Garrelhas – guitarra
Pedro Teixeira – guitarra
André Barbosa – baixo
João Martins – bateria
professor: José Soares

dia 3 – 18h00
ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo-Porto
André Rocha – trompete
Ivan Silvestra – sax alto
Rodrigo Neves – sax baritono
António Pedro – guitarra
Sérgio Bastos – piano
Miguel Angelo – contrabaixo
Joel Silva – bateria
professor: Pedro Guedes

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides