Junho
Teatro – 18, 22, 23, 28, 29 e 30 às 21h00; 19 às 17h30
Dança – 25 às 21h00; 26 às 17h30
Julho
Teatro – 2, 5, 6, 7, 8, 12, 13, 14, 15 e 16 às 21h00; 3, 9 e 17 às 17h30
Dança – 1, 9 às 21h00; 2, 10 e 16 às 17h30
Local
Sala Principal
Descrição
A Casa de Bernarda Alba foi a última peça escrita por Federico Garcia Lorca exactamente dois meses antes de ter sido assassinado em 1936 quando tinha apenas 38 anos. Conta a história de uma mãe dominadora que controla com mão de ferro as suas cinco filhas solteiras.
Considerada uma das melhores obras de Lorca, este drama mostra-nos como um poder autoritário, intolerante, repressor da liberdade sexual das mulheres e que esmaga o outro na sua individualidade e diferença, gera inevitavelmente a revolta e a luta pela liberdade.
Um espaço cénico para dois ProjectosCenografia João Mendes Ribeiro
Figurinos Vera Castro
Desenho de Luz Nuno Meira
TeatroTradução Ana Luisa Guimarães | Diogo Infante
Encenação Diogo Infante e Ana Luisa Guimarães
Consultor p/ movimento Benvindo Fonseca
Música original e arranjos Bernardo Sassetti
Músicos José Salgueiro (percussão e bateria), Mário Franco (contrabaixo), Rui Rosa (clarinete)
Elenco por ordem alfabética Adriana Moniz Amélia, Ana Bustorf Angústias, Cátia Pinheiro Adela, Cucha Carvalheiro Pôncia, Custódia Gallego Criada, Flávia Gusmão Martírio, Laura Soveral Maria Josefa, Luísa Salgueiro Prudência, Maria do Céu Guerra Bernarda Alba, Sara Gonçalves MadalenaParticipação especial de Adriana Queiroz, Ana Santos, Ângela Eckart, Ângela Ribeiro, Isadora Ribeiro, Sofia Espírito Santo e Débora Queiroz
DançaCoreografia Benvindo Fonseca
Assistente do coreógrafo e ensaiadora Paula Careto
Consultor p/ encenação Diogo Infante
Música original César Viana
Arranjos e adaptações de Chavela Vargas e Garcia Lorca César Viana
Quarteto de cordas e Guitarra clássicaElenco ordem alfabética Adriana Queiroz Josefa, Ana Santos Magdalena, Angela Eckart Criada, Elisa Ferreira Angústias, Filipa Mayer Amélia, Isabel Queiroz Bernarda Alba, Maria Franco Pôncia, Paula Pinto Martírio, Isadora Ribeiro Adela, Tânia Matos ou Débora Queiroz Prudência, Hugo Martins ou Nuno Gomes Pepe Romano
DESCONTOS PARA ESPETÁCULOS DA PROGRAMAÇÃO GERAL
Nos espetáculos assinalados
Sala Luis Miguel Cintra Sala Bernardo Sassetti Sala Mário Viegas
50% Menores de 25 anos; Cartão São Luiz; funcionários EGEAC (neste caso extensível a um acompanhante); desempregados (mediante apresentação de comprovativo: cartão de inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou qualquer outro documento emitido pela Segurança Social que comprove a situação)
30% Maiores de 65 anos; Profissionais das artes performativas; pessoas com necessidades específicas (acompanhante gratuito)
20% Protocolos e acordos; Funcionários da CML (neste caso extensível a um acompanhante)
Menores de 18 anos
€5 Sala Luis Miguel Cintra
€3 Sala Bernardo Sassetti e Sala Mário Viegas
É favor fazer-se acompanhar de um documento que comprove o desconto na aquisição e à entrada.
A Escola vai ao Teatro:
€3 por aluno – espetáculos com sessões escolares
€1 por aluno Escolas TEIP – espetáculos com sessões escolares
Gratuito para professores acompanhantes (cerca de 2 por turma)
CARTÃO SÃO LUIZ
Destinado a espectadores a partir dos 26 anos, o cartão São Luiz oferece 50% de desconto nos bilhetes dos espetáculos assinalados, não sendo acumulável com outros descontos. A utilização do cartão é pessoal e intransmissível.
Só aos portadores do Cartão São Luiz é permitido levantar reservas até 1h antes do início dos espetáculos e manter as reservas por mais de dois dias.
O cartão São Luiz pode ser adquirido na bilheteira do Teatro São Luiz pelo valor de €10 e tem validade de 1 ano após a data de aquisição. Pode posteriormente renová-lo a qualquer momento por mais um ano, pelo mesmo valor.
Passe Cultura na EGEAC
O acesso aos monumentos, museus, teatros e cinema geridos pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural passa a ser gratuito para os jovens até 23 anos e maiores de 65 anos (inclusive), entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de dezembro de 2025, desde que residam em Lisboa.
Além da aquisição de bilhetes para entrada nos diversos equipamentos culturais (apenas disponíveis nas respetivas bilheteiras), esta isenção aplica-se igualmente a espetáculos cuja receita reverta integralmente para a EGEAC. Os espetáculos realizados em regime de acolhimento ou produzidos/apresentados em parceria com outras entidades, bem como as atividades paralelas sujeitas a um valor de inscrição (visitas guiadas, oficinas dos serviços educativos, workshops, seminários e ações de formação, etc.) não estão abrangidas por esta medida.