Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

À Procura de um Som Português

Teatro Nacional de São Carlos
©Bailado "O Homem do Cravo na Boca"/ Companhia Portuguesa de Bailados Verde Gaio / Teatro Nacional de São Carlos / Museu Nacional do Teatro e da Dança / Bernardo Marques, 1941 / Foto Luís Oliveira / 17971TC
Este evento já decorreu
Datas e Horários

22 novembro
sábado, 20h

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Duração

1h20

Preço

€11 a €22 (com descontos) | (Não abrangido pelo Passe Cultura)

Classificação

M/6

Descrição

Ao contrário das principais capitais culturais europeias, as instituições e os públicos portugueses do século XIX resistiram ao desenvolvimento de uma cultura sinfónica nacional. Os últimos anos dessa centúria e, sobretudo, o século XX marcaram uma inversão dessa tendência. No ocaso da Monarquia e, com maior intensidade, durante a ditadura do Estado Novo, o debate em torno da identidade portuguesa e a ascensão de movimentos nacionalistas impulsionaram diversos compositores a traduzir esses anseios através da música orquestral. José Vianna da Motta, Frederico de Freitas, Fernando Lopes-Graça e Joly Braga Santos viriam, assim, a integrar de forma significativa o cânone sinfónico português. A resposta mais evidente a esse desígnio foi, talvez, a composição de sinfonias. No entanto, estes autores também se aproximaram das correntes estéticas do seu tempo, explorando a criação para orquestra através de géneros então em voga, como a canção e o bailado.

Dando continuidade ao compromisso do Teatro Nacional de São Carlos com a redescoberta da produção lírica inspirada em temas nacionais e populares – como a de Vianna da Motta e Lopes-Graça – este concerto propõe ainda revisitar um repertório praticamente esquecido: excertos orquestrais de bailados de Frederico de Freitas – primeiro diretor musical da célebre companhia Bailados Portugueses Verde-Gaio – e de Joly Braga Santos – um dos mais destacados sinfonistas da história da música em Portugal.

FOLHA DE SALA

Programa

FREDERICO DE FREITAS
O muro do derrete
A formosura desta fresca serra (Luís de Camões)

JOLY BRAGA SANTOS
Acordando  (Antero de Quental)
Delgadas claras águas do Mondego (de 3 Sonetos de Camões) (Luís de Camões)

FERNANDO LOPES-GRAÇA
O menino da sua mãe (Fernando Pessoa)
Cantiga de embalar (popular)
Agora é que ela vai boa (popular)
Meu lírio roxo (popular)

JOSÉ VIANNA DA MOTTA
Tristeza (João de Deus)
Canção perdida (Guerra Junqueiro) orquestração de Pedro de Freitas Branco
Lavadeira e Caçador (João de Deus) orquestração de Pedro de Freitas Branco

FERNANDO LOPES-GRAÇA
Três danças portuguesas op. 32
Fandango
Dança dos Pauliteiros
Malhão

 

 


 

Travessias
O Nacionalismo na Arte
22 novembro, 18h30

A propósito do concerto À Procura de um Som Português, reservamos espaço para uma travessia sobre o Nacionalismo na Arte, que se inicia na música e desagua na história da arte do século XX, em particular no domínio das artes plásticas. Com convidados que partilham conhecimento e reflexões, lançamos pistas para uma melhor compreensão do concerto que apresentamos de seguida.

Convidados
João Paulo Santos
Raquel Henriques da Silva

Moderação
Andrea Lupi

Ficha Técnica

Canções e obras orquestrais de Frederico de Freitas, Joly Braga Santos, José Vianna da Motta e Fernando Lopes-Graça Soprano Eduarda Melo Barítono Tiago Amado Gomes Direção musical João Paulo Santos com Orquestra Sinfónica Portuguesa COAPRESENTAÇÃO Teatro Nacional de São Carlos e São Luiz Teatro Municipal

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
ATENÇÃO ×

Se tem bilhetes adquiridos para os espetáculos cancelados devido à greve de dia 11. Saiba que podem ser trocados para outra sessão, ou devolvidos. Contacte-nos: Bilheteira do Teatro Tel. 213 257 651/20 | bilheteira@teatrosaoluiz.pt Bilheteira online: info@bol.pt

Saber Mais