24 a 27 abril
quinta a sábado, 20h; domingo, 17h30
Local
Sala Luis Miguel Cintra
Duração
2h
Preço
€12 a €15 (com descontos) | (Abrangido pelo Passe Cultura - disponível apenas na bilheteira do Teatro)
Classificação
M/16
Acessibilidade
27 de abril, domingo, 17h30
Descrição
Recontar, meio século passado sobre o 25 de Abril e através dos olhos de um capitão negro ao serviço das forças armadas portuguesas em Moçambique, o que ali se passou, naquele mato imenso onde a metrópole se imaginava a ser defendida e Portugal poderia, ainda e sempre, reclamar para si o título de primeiro e último império europeu. Recontar a precipitação desenfreada dos tempos da revolta em ambos os lados da barricada: revolta de uns pela autodeterminação que não vem e revolta de outros pela guerra que não se vai, revoltas siamesas alimentadas a bombas e propaganda, a massacres desumanos e esquecimentos coletivos. Recontar os eventos que se sobrepõem em Lisboa, onde se promete uma primavera marcelista que nunca quis florir e se viu assim ultrapassada por chaimites e cravos e canções e uma madrugada que ainda hoje se vai celebrando, mas que nos seus silêncios abandonou, talvez, no meio do mato, um capitão negro, de G3 na mão, sem pátria que se distinga, agora que de uma se fizeram muitas. Terá ele perdido ou ganho a guerra? Esta é uma história, uma tragédia, portuguesa, moçambicana, europeia, africana que é mais do que urgente recontar.
Texto Pedro Galiza
Encenação João Cardoso
Cenografia e Figurinos Sissa Afonso
Desenho de Luz Nuno Meira
Montagem e operação de luz Bernardo Santo Tirso
Desenho de Som Francisco Leal
Assistência de Encenação Pedro Galiza
Produção Executiva Inês Simões Pereira
Interpretação Daniel Silva, Daniel Martinho, Catarina Gomes, Inês Afonso Cardoso, Maria Inês Peixoto, Pedro Galiza, Pedro Mendonça, Pedro Quiroga Cardoso, Susana Madeira, Paulo Calatré, Gracinda Nave
Coprodução Assédio Teatro, Casa das Artes de Famalicão e São Luiz Teatro Municipal
DESCONTOS PARA ESPETÁCULOS DA PROGRAMAÇÃO GERAL
Nos espetáculos assinalados
Sala Luis Miguel Cintra Sala Bernardo Sassetti Sala Mário Viegas
50% Menores de 25 anos; Cartão São Luiz; funcionários EGEAC (neste caso extensível a um acompanhante); desempregados (mediante apresentação de comprovativo: cartão de inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou qualquer outro documento emitido pela Segurança Social que comprove a situação)
30% Maiores de 65 anos; Profissionais das artes performativas; pessoas com necessidades específicas (acompanhante gratuito)
20% Protocolos e acordos; Funcionários da CML (neste caso extensível a um acompanhante)
Menores de 18 anos
€5 Sala Luis Miguel Cintra
€3 Sala Bernardo Sassetti e Sala Mário Viegas
É favor fazer-se acompanhar de um documento que comprove o desconto na aquisição e à entrada.
A Escola vai ao Teatro:
€3 por aluno – espetáculos com sessões escolares
€1 por aluno Escolas TEIP – espetáculos com sessões escolares
Gratuito para professores acompanhantes (cerca de 2 por turma)
CARTÃO SÃO LUIZ
Destinado a espectadores a partir dos 26 anos, o cartão São Luiz oferece 50% de desconto nos bilhetes dos espetáculos assinalados, não sendo acumulável com outros descontos. A utilização do cartão é pessoal e intransmissível.
Só aos portadores do Cartão São Luiz é permitido levantar reservas até 1h antes do início dos espetáculos e manter as reservas por mais de dois dias.
O cartão São Luiz pode ser adquirido na bilheteira do Teatro São Luiz pelo valor de €10 e tem validade de 1 ano após a data de aquisição. Pode posteriormente renová-lo a qualquer momento por mais um ano, pelo mesmo valor.
Passe Cultura na EGEAC
O acesso aos monumentos, museus, teatros e cinema geridos pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural passa a ser gratuito para os jovens até 23 anos e maiores de 65 anos (inclusive), entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de dezembro de 2025, desde que residam em Lisboa.
Além da aquisição de bilhetes para entrada nos diversos equipamentos culturais (apenas disponíveis nas respetivas bilheteiras), esta isenção aplica-se igualmente a espetáculos cuja receita reverta integralmente para a EGEAC. Os espetáculos realizados em regime de acolhimento ou produzidos/apresentados em parceria com outras entidades, bem como as atividades paralelas sujeitas a um valor de inscrição (visitas guiadas, oficinas dos serviços educativos, workshops, seminários e ações de formação, etc.) não estão abrangidas por esta medida.