Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Bastard!

DudaPaiva Company | Holanda
Marionetas e dança FIMFA Lx15
© Jaka Ivanc
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Sexta e Sábado às 21h
Público-alvo: + 12
Em Inglês

 

Local

Sala Principal

Duração

60 min

Descrição

Duda Paiva acompanhado pelas suas estranhas figuras, feitas de esponja, transporta-nos para situações absurdas e burlescas num mundo poético, que combina dança contemporânea e marionetas, inspirado pelo universo provocativo de Boris Vian, onde a crueldade do homem é tratada com humor.

Num futuro bizarro e sombrio uma série de personagens extraordinárias vão em auxílio de um artista que tinha perdido o seu caminho…

Um solo de Duda Paiva, baseado no último romance de Boris Vian, “O Arranca Corações”. À imagem desta obra, o espectáculo move-se entre o absurdo e a realidade, graças a duas das marionetas que Duda manipula, Miss Clémentine e Bastard. Encontramos na personagem principal o desejo de evasão, de escapar à sua condição. Na peça, tal como no romance, a acção desenrola-se num espaço fechado, intemporal e surrealista, como é evidenciado pela abertura do espectáculo e a música de Boris Vian.

Bastard! proporciona um diálogo inovador entre a abstração da dança e o realismo do objecto. Duda Paiva expande a sua linguagem teatral, peculiar e única, sobre o movimento e a manipulação, pela utilização de objectos, vídeo e voz, tal como Boris Vian, que teve de inventar novas palavras para descrever as aventuras selvagens e intrigantes da sua obra.

Para além de podermos observar o virtuosismo da manipulação de Duda em conjugação com o movimento do seu corpo, será visível outra originalidade do seu trabalho, na utilização de marionetas de esponja, que podem reproduzir uma ampla gama de expressões e permitem uma extensão flexível do seu próprio corpo. “É a dança de um esquizofrénico, que faz fluir o sangue nas veias de espuma; um deleite para os olhos, um verdadeiro choque.”

Ficha Técnica

Criação, coreografia, performer Duda Paiva Encenação Paul Selwyn Norton Dramaturgia Jaka Ivanc Universo sonoro Erikk McKenzie Vídeo Hans C. Boe, Jaka Ivanc Desenho de luz Mark Verhoef Objectos Duda Paiva, Jim Barnard Figurinos Javier Murugarren Canção “Je suis snob” – Boris Vian/Jimmy Walter Trabalho sobre a manipulação Neville Tranter Produção Laswerk Co-produção CaDance 2011/Korzo Productions, Festival Mondial des Théâtre de Marionnettes Charleville-Mézières

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides