Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Bonnie ‘Prince’ Billy

Este evento já decorreu
Datas e Horários

Domingo às 21h00

Local

Sala Principal

Preço

€15 (sem descontos)

Classificação

M/6

Descrição

Desde o início dos anos 90 que Will Oldham é uma personagem feita de vários alter-egos, construído por músicas e imagens. Testemunhou o último grande sopro artístico do indie rock, recuperou um género proscrito (o country) e deu-nos a ouvir, como se fosse a primeira vez, essa manifestação de uma voz e de um texto chamada canção.

Fê-lo primeiro num tom desconfiado, quase lúgubre, duro, inspirado tanto pela honestidade do punk como pelos ecos das montanhas Apalaches. Neste período, os seus discos tinham a assinatura de Palace Brothers, Palace Music ou apenas Palace, e inauguravam, para muitos, um novo género: o country alternativo. A partir de 1997, e até hoje, as coisas mudaram. Oldham abriu-se a versões (Richard Kelly, Leonard Cohen), foi alvo de versões (Johnny Cash, Mark Kozelek, Mark Lanegan) e colaborações (Björk, Current 93, Tortoise), envolveu-se em projectos laterais (com Matt Sweeney) e, sobretudo, tornou as suas canções mais partilháveis, mais próximas de quem as escuta. O humor, a exploração de outros arranjos e tradições da música popular americana (gospel, folk), a presença de vozes femininas e uma certa leveza contribuíram para essa intimidade.

Só as relações amorosas, a família, a liberdade, os temas eleitos do personagem, entretanto rebaptizada com o nome de Bonnie ‘Prince’ Billy, resistiram ao tempo. Neste retorno a Lisboa, traz-nos os temas do seu mais recente álbum Grave a Sea of Tongues, prestes a ser editado pela Drag City.

Galeria Zé dos Bois

Ficha Técnica

voz, guitarra Will Oldham guitarra, voz Emmett Kelly guitarra Matt Sweeney Contrabaixo David Ferguson bacteria Van Campbell

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides