Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

CARTAS DE GUERRA

UMA LEITURA POSTA EM SOM POR JOSÉ NEVES
António Lobo Antunes - Deste Viver, Aqui Neste Palco Escrito
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Sexta às 18h30
Sábado às 17h

Local

Jardim de Inverno

Preço

€10 com os habituais descontos SLTM

Classificação

M/3

Descrição

Nas palavras de José Luís Ferreira, Director Artístico do São Luiz, “não se lê António Lobo Antunes. Viaja-se por dentro das suas ficções poéticas como quem se deixa transportar por um fio de memória. Vive-se empolgadamente, ou desoladamente, a acção dramática que a cada momento descola do exercício narrativo. Pode parecer mental, mas é visual, teatral, cinematográfico, musical. Por isto e por tudo – porque Lobo Antunes é um dos grandes autores universais e temos o privilégio de o ter connosco na mesma cidade onde vivemos, porque lê-lo é lermo-nos nas nossas vidas das últimas décadas, ou simplesmente porque é um prazer – faz-nos pleno sentido abrir a mãe de todas as temporadas, nesta casa das artes do palco, com um programa dedicado à literatura.”

 

Pessoas postas perante factos maiores – a separação, a guerra, a solidão extrema e a desumanidade das condições de vida – reinventam na criação, na leitura e no exercício epistolográfico do amor a possibilidade de permanecerem vivas e se projectarem no futuro. Ideal para o exercício de criação de dramaturgia sonora proposto por José Neves. E para compreendermos como o acto de ler reconstitui e nos devolve, transformada, a obra escrita.

As cartas deste livro foram escritas por um homem de 28 anos na privacidade da sua relação com a mulher, isolado de tudo e todos durante dois anos de guerra colonial em Angola, sem pensar que algum dia viriam a ser lidas por mais alguém. Não vamos aqui descrever o que são essas cartas: cada pessoa irá lê-las de forma diferente, seguramente distinta da nossa. Mas qualquer que seja a abordagem, literária, biográfica, documento de guerra ou história de amor, sabemos que é extraordinária em todos esses aspectos.

Maria José Lobo Antunes e Joana Lobo Antunes

Ficha Técnica

Concepção José Neves Apoio dramatúrgico José Álvaro Afonso Interpretação Teresa Sobral e José Neves Sonoplastia Nuno Veiga Edição e Mistura de Som Pedro Costa Produção SLTM

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides