Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Companhia Olga Roriz 25 Anos

Conversa e Documentário
Datas e Horários

8 junho
segunda, 18h conversa e 21h documentário

Local

Sala Bernardo Sassetti e Sala Luis Miguel Cintra

Preço

Entrada livre sujeita à lotação da sala, com levantamento de bilhetes no próprio dia a partir das 13h no limite de dois por pessoa

Descrição

Uma conversa de fim de tarde entre Olga Roriz e o realizador Henrique Pina, moderada pela jornalista Cláudia Galhós, onde se pretende dar a conhecer o lado mais privado da coreógrafa enquanto criadora, a propósito da celebração dos 25 anos da sua Companhia de dança: os seus momentos solitários de trabalho; o processo de exploração de uma ideia, desde a sua mente até ao estúdio, passando pelos seus cadernos. Roriz fala do que a move e sobre a pertinência do filme documental sobre o seu trabalho, realizado por Henrique Pina, e que é mostrado no Teatro São Luiz neste mesmo dia.

Assinado pelo realizador Henrique Pina, o filme documental sobre o processo criativo de Autópsia, última criação da Companhia Olga Roriz, desvenda o processo de construção de uma linguagem coreográfica, génese das primeiras ideias até se estabelecer, através da coreografia, um significado, uma narrativa, um conceito. O espectador é levado a percorrer esse caminho, acompanhando os elementos que dão corpo a esse processo ao longo dos seus quatro meses de ensaios e preparações. Neste filme, espreita-se a forte ligação entre a coreógrafa e os seus intérpretes – este aspeto único na forma de trabalhar de Olga Roriz, e tão evidente nesta obra, é a base para diversas sequências exploradas no documentário, desde trabalhos de improvisação a diálogos entre os intérpretes e a coreógrafa sobre conceitos que assumem uma presença fundamental nas suas vidas.

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides