Orquestra Académica Metropolitana e Coro da Universidade Nova de Lisboa
Este evento já decorreu
Datas e Horários
Domingo, 18h
Local
Sala Luis Miguel Cintra
Preço
Entrada livre sujeita à lotação da sala
Classificação
M/6
Descrição
L. v. Beethoven Sinfonia Nº. 1, Op. 21
W. A. Mozart Missa Longa, KV 262/246a
A composição sacra mais conhecida de Mozart é sem sombra de dúvidas o Requiem, composto nos últimos meses de vida, em Viena. Há, porém, várias outras que despertam o interesse dos ouvidos mais atentos, na sua maior parte completadas ao serviço da Catedral de Salzburgo, na segunda metade da década de 1770. São os casos da Missa da Coroação, das Vesperae Solennes de Confessore… e também desta Missa Longa KV 262. Diz-se «Longa» por contraposição às Missae Breves, que omitiam várias secções da missa, por se destinarem a celebrações mais modestas. Ainda assim, neste caso não é a duração que se «alonga», mas sim o aparato vocal e instrumental utilizado – juntam-se a um coro misto quatro vozes solistas e uma orquestra reforçada com tímpanos, trompetes e trombones. Na primeira parte do programa, a OAM interpreta a primeira sinfonia de outro grande compositor. Quando assinou a Sinfonia N.º 1, em 1800, Beethoven fez questão de apresentar um estilo eminentemente clássico, ainda próximo de Mozart. Mas já se adivinhava o que viria pela frente.
Ficha Técnica
Solistas Marisa Figueira soprano, Joana Nascimento mezzo-soprano, Manuel Gamito tenor, José Bruto da Costa barítonoMaestro do Coro João Valeriano
Direção musical Jean-Marc Burfin e/ou Alunos do Curso de Direção de Orquestra da ANSO
DESCONTOS PARA ESPETÁCULOS DA PROGRAMAÇÃO GERAL
Nos espetáculos assinalados
Sala Luis Miguel Cintra Sala Bernardo Sassetti Sala Mário Viegas
50% Menores de 25 anos; Cartão São Luiz; funcionários EGEAC (neste caso extensível a um acompanhante); desempregados (mediante apresentação de comprovativo: cartão de inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou qualquer outro documento emitido pela Segurança Social que comprove a situação)
30% Maiores de 65 anos; Profissionais das artes performativas; pessoas com necessidades específicas (acompanhante gratuito)
20% Protocolos e acordos; Funcionários da CML (neste caso extensível a um acompanhante)
Menores de 18 anos
€5 Sala Luis Miguel Cintra
€3 Sala Bernardo Sassetti e Sala Mário Viegas
É favor fazer-se acompanhar de um documento que comprove o desconto na aquisição e à entrada.
A Escola vai ao Teatro:
€3 por aluno – espetáculos com sessões escolares
€1 por aluno Escolas TEIP – espetáculos com sessões escolares
Gratuito para professores acompanhantes (cerca de 2 por turma)
CARTÃO SÃO LUIZ
Destinado a espectadores a partir dos 26 anos, o cartão São Luiz oferece 50% de desconto nos bilhetes dos espetáculos assinalados, não sendo acumulável com outros descontos. A utilização do cartão é pessoal e intransmissível.
Só aos portadores do Cartão São Luiz é permitido levantar reservas até 1h antes do início dos espetáculos e manter as reservas por mais de dois dias.
O cartão São Luiz pode ser adquirido na bilheteira do Teatro São Luiz pelo valor de €10 e tem validade de 1 ano após a data de aquisição. Pode posteriormente renová-lo a qualquer momento por mais um ano, pelo mesmo valor.
Passe Cultura na EGEAC
O acesso aos monumentos, museus, teatros e cinema geridos pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural passa a ser gratuito para os jovens até 23 anos e maiores de 65 anos (inclusive), entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de dezembro de 2025, desde que residam em Lisboa.
Além da aquisição de bilhetes para entrada nos diversos equipamentos culturais (apenas disponíveis nas respetivas bilheteiras), esta isenção aplica-se igualmente a espetáculos cuja receita reverta integralmente para a EGEAC. Os espetáculos realizados em regime de acolhimento ou produzidos/apresentados em parceria com outras entidades, bem como as atividades paralelas sujeitas a um valor de inscrição (visitas guiadas, oficinas dos serviços educativos, workshops, seminários e ações de formação, etc.) não estão abrangidas por esta medida.