Uma criação colectiva que consiste numa parábola sobre o racismo, o rumor e os amores perdidos, onde veremos como pessoas comuns se podem transformar em autênticos carrascos ou assassinos sem escrúpulos, se estiverem sob o efeito de grupos ou multidões.
O velho Giacomo vai morrer. De noite, as figuras do passado vêm povoar a sua solidão e surgem as recordações. A chegada de um novo inquilino estrangeiro, Olgerson, com a sua filha, Natalia, que encantou o coração de Giacomo, vem modificar e baralhar tudo. A sua discrição, o seu sotaque, a sua aparente angústia, tudo provoca a curiosidade doentia dos vizinhos. Surgem rumores de suspeita em corredores, guiados por alguns espíritos verdadeiramente malignos e todos irão imaginar um ignóbil plano para lhe darem um golpe fatal e, depois, a tragédia.
Ficha Técnica
Encenação Arnaud Vidal
Desenho de luz Fabien Viviani, Jean-Louis Portail
Desenho de som Francis Lopez
Direcção de cena Damien Molon
Música Natacha Muet
Cenografia Arnaud Vidal, Stéphane Boireau, assistidos por Isabelle Bouvier, Gilles Raynaud, Laurent Cabrol, Elsa de Witte, Benoît Afnaïm, Achil Bras, Koik
Figurinos Elsa de Witte, assistida por Laurette Picheret
Construção de marionetas Steffie Bayer, assistida por Tamara Incekara, Einat Landais, Anaïs Durin
Actores-manipuladores Stéphane Boireau, Laurent Cabrol, Elsa De Witte, Tamara Incekara, Cathy Chioetto
Músicos Natacha Muet, Arnaud Vidal
Co-produção Théâtre du Rugissant – Ville de Graulhet – L’Athanor, SN d’Albi – L’Atelier 231, Centre National des Arts de la Rue – Théâtre Le Passage, Centre de création artistique de Fécamp – Tréteaux de France, CDN
DESCONTOS PARA ESPETÁCULOS DA PROGRAMAÇÃO GERAL
Nos espetáculos assinalados
Sala Luis Miguel Cintra Sala Bernardo Sassetti Sala Mário Viegas
50% Menores de 25 anos; Cartão São Luiz; funcionários EGEAC (neste caso extensível a um acompanhante); desempregados (mediante apresentação de comprovativo: cartão de inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou qualquer outro documento emitido pela Segurança Social que comprove a situação)
30% Maiores de 65 anos; Profissionais das artes performativas; pessoas com necessidades específicas (acompanhante gratuito)
20% Protocolos e acordos; Funcionários da CML (neste caso extensível a um acompanhante)
Menores de 18 anos
€5 Sala Luis Miguel Cintra
€3 Sala Bernardo Sassetti e Sala Mário Viegas
É favor fazer-se acompanhar de um documento que comprove o desconto na aquisição e à entrada.
A Escola vai ao Teatro:
€3 por aluno – espetáculos com sessões escolares
€1 por aluno Escolas TEIP – espetáculos com sessões escolares
Gratuito para professores acompanhantes (cerca de 2 por turma)
CARTÃO SÃO LUIZ
Destinado a espectadores a partir dos 26 anos, o cartão São Luiz oferece 50% de desconto nos bilhetes dos espetáculos assinalados, não sendo acumulável com outros descontos. A utilização do cartão é pessoal e intransmissível.
Só aos portadores do Cartão São Luiz é permitido levantar reservas até 1h antes do início dos espetáculos e manter as reservas por mais de dois dias.
O cartão São Luiz pode ser adquirido na bilheteira do Teatro São Luiz pelo valor de €10 e tem validade de 1 ano após a data de aquisição. Pode posteriormente renová-lo a qualquer momento por mais um ano, pelo mesmo valor.
Passe Cultura na EGEAC
O acesso aos monumentos, museus, teatros e cinema geridos pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural passa a ser gratuito para os jovens até 23 anos e maiores de 65 anos (inclusive), entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de dezembro de 2025, desde que residam em Lisboa.
Além da aquisição de bilhetes para entrada nos diversos equipamentos culturais (apenas disponíveis nas respetivas bilheteiras), esta isenção aplica-se igualmente a espetáculos cuja receita reverta integralmente para a EGEAC. Os espetáculos realizados em regime de acolhimento ou produzidos/apresentados em parceria com outras entidades, bem como as atividades paralelas sujeitas a um valor de inscrição (visitas guiadas, oficinas dos serviços educativos, workshops, seminários e ações de formação, etc.) não estão abrangidas por esta medida.