No âmbito da programação do “Festival Lisboa Mistura”, é apresentado pela primeira vez em Lisboa o mais recente álbum de Carlos Martins, “Do Outro Lado”. Em palco estarão Carlos Martins Quarteto com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, e como convidados Carlos do Carmo, Camané e Mayra Andrade (Cabo Verde).
Tal como o disco “Do Outro Lado”, que já esgotou a sua segunda edição, o espectáculo pretende constituir um espaço de partilha entre vários idiomas musicais – o fado, a morna cabo-verdiana e o choro brasileiro, interligados pelo jazz e pela música erudita.
Falar de Carlos Martins é falar de jazz e música lusófona. É falar de música erudita e música popular. É falar sobretudo de um caso raro de criatividade, originalidade e perseverança musical. O facto de ter origens no Alentejo contribuiu para o seu percurso musical e despertou o seu interesse pelas músicas tradicionais de vários povos, em particular os dos países lusófonos. Em 1996 fundou a Associação Sons da Lusofonia, da qual é presidente e director artístico, e que em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa organiza o LISBOA MISTURA 2006.
Acerca de “Do Outro Lado”, escreve Rui Vieira Nery:
“O resultado é, a meu ver, um dos álbuns mais comoventes que se gravaram em Portugal nos últimos anos, em qualquer género musical, e uma proposta artística que é uma homenagem sentida aos povos lusófonos e à sua identidade colectiva no mosaico do Mundo.”