Não se pode falar neste caso nem de suspeitas nem de inocência. Peço-lhe que não fale mais disso. Somos estranhos um para o outro, conhecemo-nos há tão pouco tempo quanto a altura das escadas desta igreja. Onde é que a gente ía parar se começasse a falar da nossa inocência.
In: Descrição de Uma Luta (Maço de folhas, versão B). Os Contos de Franz Kafka, 2º vol. [textos não publicados em vida pelo autor], Assírio & Alvim
É Impossível Viver tem como centro o conto Descrição de uma Luta. Editada apenas depois da morte de Franz Kafka, encontrada em múltiplas versões no espólio do autor, esta matéria fragmentária expõe-nos uma paisagem onde impera a ausência de moral ou sequer de lógica convencional, de onde emergem personagens ambíguas que viajam entre o ponto de vista de um narrador imaginário e a exposição absurda das suas vulnerabilidades e dos seus impasses. Aqui não há espaço para rodeios ou apresentações: uma vez cruzada a porta, logo se entra no amor ou no ódio, no riso ou no medo, no familiar ou no desconhecido.
Exercício sobre o universo de Kafka sem lógica convencional, apresentando personagens ambíguas.