Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

ELLA

DE HERBERT ACHTERNBUSCH
TEATRO DA RAINHA
© Paulo Nuno Silva
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Quinta a Sábado às 23h30

Local

Jardim de Inverno

Preço

€10 com os habituais descontos SLTM

Descrição

Joseph, filho de Ella, sobreviveu e embrenhou-se no corpo de Fernando Mora Ramos, amadureceu, envelheceu com ele. Vestido com o avental da mãe, começa de repente a debitar sem quase parar para recuperar o fôlego, a regurgitar, o solilóquio que Ella, a sua mãe, calou durante toda uma vida, dos anos do nazismo aos do boom económico, de decepção em decepção, de exclusão em exclusão. Uma história sobre as margens, um exercício em que a língua, ou o domínio estilhaçado da língua, é já um sintoma da incapacidade última das palavras para traduzirem a realidade íntima das pessoas.

Uma história verídica, ficcionada a partir de uma memória directa. Herbert Achternbusch fala do que sabe, da sua família, dos seus, de si mesmo. Mas Ella está muito para além da sua própria história. O pano de fundo histórico em que tem lugar não deixa de sinalizar uma outra barbárie, o nazismo. E quando a peça se afasta desse tempo histórico, é o pragmatismo economicista dos novos tempos que continua a condená-la a viver num gueto.

Ficha Técnica

Tradução Idalina Aguiar de Melo Encenação Fernando Mora Ramos Dramaturgia e Direcção de ensaios Isabel Lopes Cenografia José Carlos Faria Iluminação Fernando Mora Ramos e António Plácido Interpretação Fernando Mora Ramos e Manuela Cassola Produção Teatro da Rainha (Caldas da Rainha)

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides