Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Feijoada

Calixto Neto
Alkantara Festival
©Raoul Gilibert
Este evento já decorreu
Datas e Horários

17 e 18 novembro
sexta e sábado, 19h

Local

Palco da Sala Luis Miguel Cintra

Duração

2h30 + jantar partilhado

Preço

€12 (com descontos) | (Abrangido pelo Passe Cultura - disponível apenas na bilheteira do Teatro)

Classificação

M/14

Descrição

A feijoada é um prato de feijão e carne, uma refeição típica de domingo, símbolo da hospitalidade brasileira. Rodeado de músicos, bailarinos e performers, o coreógrafo Calixto Neto convida a audiência a vivenciar a preparação de uma feijoada em tempo real. Os aromas do processo de confeção misturam-se com danças de samba e músicas e também com histórias pessoais e políticas. Qual é a carne mais barata no mercado agora? De onde vêm as desigualdades que caracterizam a sociedade brasileira? Que corpos estão sujeitos a violência? E de que outras formas é que a história da feijoada enquanto prato tradicional pode ser contada? Nesta roda de samba, um tipo de reunião em que pessoas tocam música e dançam em círculo, ritmo e movimento tornam-se a língua comum. O espetáculo foi criado em 2021 e é apresentado no Alkantara Festival numa nova versão. A partir de um convite do festival e em colaboração com o Teatro Municipal do Porto, Calixto Neto convidou performers e músicos a residir em Portugal para se juntarem ao projeto, criando um elenco misto entre elementos da equipa original e artistas locais.

Ficha Técnica

Coreografia Calixto Neto em colaboração com Ana Laura Nascimento Direção Musical Yure Romão Com Calixto Neto, Ana Laura Nascimento, Yure Romão, Kaiodê Encarnação, Emile Pereira, Bia Stutz, Lizz Marchi, Junior Travassos, Gio Lourenço, Wura Moraes Direção Técnica e luzes Beatriz Kaysel Som Júlio Brechó Adereços Annie Melza-Tiburce, Nina Botkay Chefe de cozinha Taís Vieira Direção de Produção e Distribuição Julie Le Gall Produção criação Festival d’Automne à Paris Produção difusão VOA Coprodução Festival d’Automne à Paris e Passages Transfestival Metz Versão 2023 – Produção Alkantara Coprodução Alkantara e Teatro Municipal do Porto /// Este espetáculo é apresentado com o apoio do Institut Français e do projeto MaisFRANÇA, uma temporada concebida pelo Institut Français du Portugal com o apoio dos mecenas Claude & Sofia Marion Foundation, JC Decaux, BNP Paribas, Mexto e Credibom

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
Concerto Adiado ×

Por razões alheias ao Teatro São Luiz e à Orquestra do Algarve, o concerto Foco Maestro – Martim Sousa Tavares e Orquestra do Algarve, previsto para 25 junho, às 20h, é adiado para 7 dezembro, sábado, às 20h.

Saber Mais