Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Festival Internacional de Cinema Sobre as Migrações

The Merger
Datas e Horários

10 e 18 dezembro
Segunda, 14h e 19h; terça, 19h

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Preço

Entrada livre sujeita à lotação da sala

Descrição

Para assinalar o Dia Internacional do Migrante, celebrado a 18 de dezembro, a Organização Internacional para as Migrações organiza, em 100 países, o Festival Internacional de Cinema Sobre as Migrações. Em Portugal, numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Alto Comissariado para as Migrações, o festival traz ao Teatro São Luiz três sessões de cinema com filmes e documentários dedicados ao tema: The Merger, de Mark Grentell, e A Walk on the Tight Rope, de Sandra Budesheim e Sabine Zimmer, no dia 10 de dezembro; e Delta, Back to Shores, de Charlie Petersmann, a 18 de dezembro. Três filmes que capturam as esperanças e os desafios das pessoas que saem das suas casas em busca de uma vida melhor e mostram as suas contribuições nas novas comunidades. No final de cada sessão, abre-se espaço para debate com o público, migrantes e especialistas na área das migrações.

10 dezembro, 14h15
The Merger, de Mark Grentell (99 min.)
Um ex-jogador de futebol famoso é persuadido a treinar a equipa local na sua pequena cidade natal na Austrália. Para ultrapassar as dificuldades e trazer novo ânimo, o treinador decide recrutar refugiados para a equipa. Com resultados hilariantes, acaba por conduzir a sua comunidade numa jornada de mudança. Cómico e profundamente comovente, The Merger apresenta personagens adoráveis que conseguem trazer leveza a uma questão complexa.

10 dezembro, 19h
A Walk on the Tight Rope, de Sandra Budesheim e Sabine Zimmer (95 min.)
A Walk on the Tight Rope é um documentário alemão que oferece uma visão marcante do processo de pedido de asilo na Alemanha. Somos convidados a acompanhar a jornada de diferentes requerentes de asilo – do complexo sistema burocrático às dificuldades e ambiguidades morais sentidas por aqueles que tomam decisões que sabem ter um impacto profundo na vida destas pessoas. No final do filme, o espectador irá questionar as suas noções de perseguição, verdade, medo, asilo e até da natureza da compaixão.

18 dezembro, 19h
Deltas, Back to Shores, de Charlie Petersmann (75 min.)
Deltas, Back to Shores retrata as jornadas de Ibrahim, um jovem senegalês que vive e trabalha de forma irregular em Marrocos; e Agostinho, um pescador português de 57 anos, que planeia emigrar para a Holanda devido às dificuldades económicas sentidas em Portugal. Os dois homens enfrentam decisões difíceis sobre qual o caminho a seguir, entre a casa e o desconhecido, e o filme toca os muitos fatores emocionais e práticos que influenciam estas decisões.

Na Sala Bernardo Sassetti, nos dias 10 e 18 de dezembro, haverá, a partir das 18 horas, um mercado de artesanato e gastronomia dinamizado por associações de imigrantes.

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides