Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Lilith

de Francisco Luís Parreira
Encenação João Garcia Miguel
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Quarta a Sábado às 21h00
Domingo às 17h30

Local

Sala Principal

Classificação

M/12

Acessibilidade
Língua Gestual Portuguesa

7 Out, às 17h30

Descrição

A primeira mulher de Adão, Lilith, enfastiada com o paraíso, e depois de discutir com Adão a respeito de quem é que devia ficar por cima, dirigiu-se aos altos portões e saíu dali para fora. Começou a dormir com os demónios que andavam por ali à volta, a espreitar por cima dos muros. Isto é tudo o que dela diz a mitologia judica: que foi a primeira prostituta. O que a mitologia não diz é que, deste modo, ela abandonou um paraíso e foi ter a outro: o paraíso da linguagem. Este segundo paraíso, que dá um trabalho descomunal, está cheio de velhos discos de colecção, riscadas ilusões de amor, vogais que não se deve ouvir no quarto ao lado, coisas que costumam aparecer e prendem como anémonas.

Sobre o palco, duas actrizes e um actor prendem-se a essa coisas para atirá-las por cima dos muros, a ver se se descobre onde é que está o terceiro paraíso. O fundo narrativo projecta a situação mítica para a actual prosa do mundo, articulando memórias, instantâneos, hábitos de passagem em que por vezes se deixa ouvir, sobretudo quando estamos nus uns com os outros, o resto de um terrível silêncio da mitologia.

FOLHA DE SALA

Ficha Técnica

Texto original Francisco Luís Parreira Encenação João Garcia Miguel Música Rui Gato Figurinos Miguel Moreira Desenho de luz Daniel Worm d’Assumpção Apoio à realização do espaço cénico Miguel Lopes Fotografia e grafismo Jorge Reis Máscaras e Adereços João Prazeres Assistente de cenografia Ana Rodrigues Direcção de produção Filipa Hora Produção executiva Cláudia Figueiredo, Daniela Ambrósio Apoio aos conteúdos Teresa Fradique Mantos Assistente estagiários de encenação Marta Coelho, Pedro Caetano Interpretação David Pereira Bastos, Konstantinos Koutsolelos, Stamatina Pergioudaki, Sara Ribeiro Co-produção JGM, SLTM

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides