Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Luca Argel – Samba de Guerrilha Encenado

Ciclo Mais um dia
Encenação António Jorge Gonçalves
©Christie Batziou
Datas e Horários

21 abril
quinta, 20h

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Classificação

A classificar pela CCE

Descrição

Depois de um disco e de um jornal ilustrado, o espetáculo Samba de Guerrilha é a terceira fase de um projeto de investigação musical do brasileiro Luca Argel, com regravações de sambas de épocas diversas, em que cada canção é permeada por um texto que a contextualiza, ligando um tema a outro e tecendo uma linha narrativa. Cada história reflete um episódio de resistência política contra a escravidão e o racismo, protagonizada pelas manifestações culturais da diáspora africana no Brasil. Lutas que tiveram no samba uma testemunha ou mesmo um instrumento de denúncia e subversão de uma lógica colonial que rege as relações sociais no país e até hoje não foi superada. As regravações não reproduzem a sonoridade tradicional do género — muito pelo contrário. Os arranjos das músicas utilizam instrumentos e texturas de outros géneros, como o rock, o hip-hop e a música eletrónica. No palco, Samba de Guerrilha faz os cruzamentos interdisciplinares presentes no projeto desde a sua génese, com uma banda dirigida por Luca Argel, que toca as suas músicas, e também um trabalho de dramaturgia que apresenta as histórias por detrás das canções, com encenação e desenho em tempo real a cargo do ilustrador português António Jorge Gonçalves.

Ficha Técnica

Encenação e Desenho em tempo real António Jorge Gonçalves Música Luca Argel Interpretação Nádia Yracema Desenho de luz Anabela Gaspar Som Hugo Valverde

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
PAIS & FILHOS, DE PEDRO PENIM: ESTREIA A 24 SETEMBRO (+ DATAS EXTRA) ×

Seguindo as diretrizes da DGS, as sessões do espetáculo PAIS & FILHOS estão canceladas até 23 de setembro. A estreia está agora marcada para 24 de setembro, sexta-feira, às 20h, e, a partir desta data, há récitas todos os dias até 3 outubro.

Saber Mais