Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

MAIAKOVSKI – O REGRESSO DO FUTURO

Teatro de Ferro & Teatro de Marionetas do Porto (Portugal)
FIMFA Lx21
©Teatro de Ferro
Datas e Horários

21 e 22 de maio
sexta e sábado, 20h

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Duração

60'

Preço

€12 a €15 (com descontos)

Classificação

M/16

Descrição

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as companhias portuenses laboraram em conjunto para construir uma máquina-do-tempo em que se imagina uma tentativa de ressuscitar o grande poeta Maiakovski algures numa linha temporal alternativa. Aos habitantes desse tempo-da-máquina vamos chamar Os do Futuro. Nesse tempo-do-teatro está em marcha um programa experimental de ressurreição humana. Maiakovski é um dos humanos do passado que Os do Futuro desejam conhecer. Envolvido neste teatro-do-tempo, o poeta da revolução acaba por ser apanhado numa das suas armadilhas. As coisas complicam-se, mas Os do Futuro não desistem do seu desígnio, pois a poesia e o teatro de Maiakovski estão cheios de mensagens que eles assumiram que lhes eram endereçadas.

Através desta ficção, talvez pouco científica e habitada por atores e marionetas, vamos (re)animar alguns objetos do complexo universo de Vladimir Maiakovski: imagens, poemas e fragmentos de peças da sua máquina-do-teatro. Artefactos em que descobrimos alguns traços inconfundíveis deste autor: a ruptura deliberada com as estruturas tradicionais e o diálogo sistemático (embora nem sempre pacífico) entre o ativismo político, o desejo amoroso, o trabalho da poesia e uma espécie de troca de correspondência constante com o futuro.

Ficha Técnica

Técnica Mista Idioma Português Texto Vladimir Maiakovski Encenação e Cenografia Igor Gandra Acompanhamento artístico Isabel Barros Tradução e Apoio à Dramaturgia Regina Guimarães Marionetas e objetos Eduardo Mendes, Igor Gandra e João Pedro Trindade Sonoplastia Igor Gandra Percussões João Pais Filipe Mistura e Masterização José Arantes Interpretação Carla Veloso, Eduardo Mendes, Micaela Soares, Rui Oliveira, Vítor Gomes Desenho de luz Filipe Azevedo Fotografia de cena Susana Neves Realização plástica e oficina de construção Eduardo Mendes, Filipe Azevedo, João Pedro Trindade, Mário Gandra, Rui Oliveira, Carlota Gandra e Catarina Lopes Assessoria de Imprensa João Arezes Produção executiva Carla Veloso e Sofia Carvalho Cocriação Teatro de Ferro e Teatro de Marionetas do Porto Coprodução FITEI – Festival Internacional de Teatro Expressão Ibérica /// O Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas dos Porto são estruturas financiadas pela República Portuguesa / Cultura, Direção-Geral das Artes

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides