Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Meninas Exemplares

Takeover #2: Causas Comuns no São Luiz
Direção Sara Carinhas
Este evento já decorreu
Datas e Horários

12 julho
domingo, 19h

 

Lotação: 36 espectadores

Os espectadores são sentados individualmente, com um lugar de intervalo entre eles e desencontrados entre filas.
A par das normas de higienização, é obrigatório o uso de máscara no interior do Teatro.

Local

Sala Mário Viegas

Duração

1h

Preço

€7 com descontos

Classificação

A classificar pela CCE

Descrição

O formato de leitura encenada pode oferecer um espaço à literatura diferente do que é convencionalmente levado à cena, diferente também do que o leitor encontra quando lê para si próprio. À equipa das Causas Comuns, que organiza este Takeover #2 no São Luiz, interessa este formato entre o teatro e a tertúlia, entre o ensaio e a ação, em que o público é convidado a aceitar a convenção de coisa inacabada, informal, embora que coberta de mundo. Nos dias 11 e 12, e 18 e 19 de julho, apresentam quatro leituras encenadas, sempre com textos de mulheres, dirigidos por mulheres.

Meninas Exemplares é uma montagem de textos de Maria Velho da Costa, com encenação e dramaturgia de Sara Carinhas. “Consideramos a escrita de Maria Velho da Costa de uma intensa força, que acarinha o uso da língua portuguesa de forma despudorada e entusiasmante. Lê-la é sentir renascer palavras. Somos levadas, na pujança da sua mestria, para os interstícios mais gráficos da cada figura por si trazida à luz”, diz a atriz e encenadora. Com este “título-provocação”, Meninas Exemplares, utilizado por Maria Velho da Costa na obra Casas Pardas, apresentam-se três atrizes – Cristina Carvalhal, Nádia Yracema e Sara Carinhas – que se dão às “palavras-balas-pérolas da autora”. “Ou não fosse afinal a sua obra coisa de meninas e mulheres feitas, umas mais exemplares que outras, como se quer”, concluem.

 

Ficha Técnica

Textos Maria Velho da Costa Encenação e dramaturgia Sara Carinhas Atrizes Cristina Carvalhal, Nádia Yracema e Sara Carinhas Música ao vivo e desenho de som Madalena Palmeirim

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides