Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

NUNO VIEIRA DE ALMEIDA E CONVIDADOS

CICLO DE RECITAIS
© José Frade
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Sábado às 18h30

Local

Jardim de Inverno

Preço

€7

Classificação

M/3

Descrição

Concertos informais e comentados, com um repertório alargado, que vai das canções populares (portuguesas e não só) aos clássicos da composição para voz e piano. Um espaço para descobrir o que está para lá de cada composição. Destacamos a figura de Fernando Lopes Graça, compositor ainda mal conhecido em Portugal e juntamos-lhe uma viagem pelo romantismo de Schumann e Brahms e pela poesia de Eugénio de Andrade.

3 MAR
VERA MANTERO: ELA TAMBÉM CANTA

Vera Mantero tem por mote que a interdisciplinaridade é uma mais-valia para os artistas. O canto tem feito parte de alguns dos seus projectos. Mas, nas palavras de Nuno Vieira de Almeida, “não canta quem quer, canta quem sabe. E a Vera sabe cantar”. Dos vários concertos em que ambos colaboraram, escolheram alguns compositores que agora revisitam. O domínio é o da música popular. E os países vários, bem como os autores: Trenet, Jobim, Porter, Sondheim, Holländer.

Vera Mantero voz
Nuno Vieira de Almeida piano

24 MAR
CANÇÕES PORTUGUESAS: PATRIMÓNIO ESQUECIDO
Algum património musical português para canto e piano, património esse que continua injustificadamente esquecido. Obras de Joly Braga Santos, Fernando Lopes Graça, Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco.

Sandra Medeiros soprano
Nuno Vieira de Almeida piano

21 ABR
A MULHER E O HOMEM NO ROMANTISMO ATRAVÉS DA VOZ DE SHUMANN
Nas palavras de um amigo, “[Schumann] ouvia as vozes dos anjos e anotava as suas músicas. Mas logo os anjos se transformaram em demónios.” A constante luta contra a doença degenerativa que ameaçava a loucura e a história de amor com Clara, são elementos sempre presentes no trabalho do compositor. Segundo alguns, Robert Schumann encarnou como nenhum outro artista o espírito do romantismo.

Inês Calazans soprano
Nuno Vieira de Almeida piano
Yvette Centeno comentários e traduções

19 MAI
BENÉVOLA PROVOCAÇÃO: CANÇÕES POPULARES DE BRAHMS E FERNANDO LOPES GRAÇA
Lopes Graça ficaria decerto horrorizado por se ver na companhia de Brahms, com quem, dizia, não tinha nenhuma afinidade. É, portanto, uma benévola provocação que lhe fazemos, procurando dizer que é mais o que os une do que o que os separa.

Fernando Guimarães tenor
Nuno Vieira de Almeida piano

23 JUN
A POESIA DE EUGÉNIO DE ANDRADE NA MÚSICA DE FERNANDO LOPES GRAÇA
Dois magníficos ciclos de canto e piano saíram das mãos destes criadores: As mãos e os frutos e Mar de Setembro. Será interessante comparar as duas obras. Obras maiores em qualquer país, em qualquer cidade, em qualquer sala de concertos.

João Rodrigues tenor
Nuno Vieira de Almeida  piano

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides