“O Amor é um som que reclama eco”, disse Júlio Dinis. É com esta frase que se apresenta o espetáculo de Carla Vasconcelos, uma homenagem aos tempos áureos da rádio e aos homens e mulheres que dela fizeram parte. Rostos escondidos que têm voz presente em todos nós, nomes que passam de geração em geração. Rubricas que não se esquecem. Reclames que se cantarolam. “Falar de rádio, lembrar a rádio, ouvir rádio, é sempre um sorriso desenhado na cara. A rádio faz parte de todos nós e por mais que o mundo pule e avance ela é sempre a nossa nova velha companhia. A rádio é um amor eterno”, escreve a encenadora. À semelhança do que se fazia no Rádio Clube Português e na Emissora Nacional nos anos 40, em que o público podia assistir ao vivo às emissões, O Amor é um Som quer trazer de volta essa magia e esse glamour, num espetáculo onde tudo acontece a voar e onde espectadores e ouvintes se possam sentir felizes e ter vontade de cantar, dançar e rir. No palco, estão músicos, atores e um nome bem conhecido da rádio e da televisão: Júlio Isidro, que aqui se estreia no teatro.
Ideia original Carla Vasconcelos e Luísa Cruz
Texto e Encenação Carla Vasconcelos [Rádio Novela As Pupilas do Sr. Reitor, de Júlio Dinis (adaptação); Os Rostos das Vozes, de Júlio Isidro]
Direção de atores Luísa Cruz
Interpretação Carla Vasconcelos, João Fernandes, João Henriques, Júlio Isidro e Luísa Cruz
Cenografia e Figurinos Luís Santos
Construção cenográfica Abel Fernando
Confeção de figurinos Rosário Balbi
Desenho de luz Paulo Santos
Desenho de som Filipe Peres
Direção musical e Música original Manuel Lourenço
Arranjos e Adaptações musicais Sérgio Rodrigues
Músicos António Palma, Carla Santos, Manuel Lourenço, Sandra Raposo e Vasco Sousa
Produção Nuno Pratas
Agradecimentos Carlos Paiva, ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema, Jorge Luís Grilo, Leonor Santos, Maria Fernandes Torres, Maria Santos, Sandra Isidro, Sr. Piano e Tiago Cruz
Coprodução Culturproject e São Luiz Teatro Municipal
DESCONTOS PARA ESPETÁCULOS DA PROGRAMAÇÃO GERAL
Nos espetáculos assinalados
Sala Luis Miguel Cintra Sala Bernardo Sassetti Sala Mário Viegas
50% Menores de 25 anos; Cartão São Luiz; funcionários EGEAC (neste caso extensível a um acompanhante); desempregados (mediante apresentação de comprovativo: cartão de inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou qualquer outro documento emitido pela Segurança Social que comprove a situação)
30% Maiores de 65 anos; Profissionais das artes performativas; pessoas com necessidades específicas (acompanhante gratuito)
20% Protocolos e acordos; Funcionários da CML (neste caso extensível a um acompanhante)
Menores de 18 anos
€5 Sala Luis Miguel Cintra
€3 Sala Bernardo Sassetti e Sala Mário Viegas
É favor fazer-se acompanhar de um documento que comprove o desconto na aquisição e à entrada.
A Escola vai ao Teatro:
€3 por aluno – espetáculos com sessões escolares
€1 por aluno Escolas TEIP – espetáculos com sessões escolares
Gratuito para professores acompanhantes (cerca de 2 por turma)
CARTÃO SÃO LUIZ
Destinado a espectadores a partir dos 26 anos, o cartão São Luiz oferece 50% de desconto nos bilhetes dos espetáculos assinalados, não sendo acumulável com outros descontos. A utilização do cartão é pessoal e intransmissível.
Só aos portadores do Cartão São Luiz é permitido levantar reservas até 1h antes do início dos espetáculos e manter as reservas por mais de dois dias.
O cartão São Luiz pode ser adquirido na bilheteira do Teatro São Luiz pelo valor de €10 e tem validade de 1 ano após a data de aquisição. Pode posteriormente renová-lo a qualquer momento por mais um ano, pelo mesmo valor.
Passe Cultura na EGEAC
O acesso aos monumentos, museus, teatros e cinema geridos pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural passa a ser gratuito para os jovens até 23 anos e maiores de 65 anos (inclusive), entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de dezembro de 2025, desde que residam em Lisboa.
Além da aquisição de bilhetes para entrada nos diversos equipamentos culturais (apenas disponíveis nas respetivas bilheteiras), esta isenção aplica-se igualmente a espetáculos cuja receita reverta integralmente para a EGEAC. Os espetáculos realizados em regime de acolhimento ou produzidos/apresentados em parceria com outras entidades, bem como as atividades paralelas sujeitas a um valor de inscrição (visitas guiadas, oficinas dos serviços educativos, workshops, seminários e ações de formação, etc.) não estão abrangidas por esta medida.