Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

PARIS – SARAH – LISBOA

De Miguel Loureiro
© Estelle Valente
Este evento já decorreu
Datas e Horários

4 a 14 abril
quarta a domingo, 19h

Local

Percurso por vários espaços do Teatro

Preço

€12 com descontos

Classificação

M/12

Descrição

O encenador Miguel Loureiro e a atriz Beatriz Batarda repõem a peça que aqui estrearam em 2017. Um percurso pelo São Luiz, inspirado na mítica Sarah Bernhardt, que atuou neste Teatro em 1899, descrito assim por Miguel Loureiro: “Um itinerário antes de tudo. Pela memória de uma atriz, de um teatro, de um fantasma de teatro. De um emblemático corpo atravessado por dezenas de biografias e estudos; o que pode ainda ressoar? Sarah por dentro, por fora, Beatriz ao alto e em baixo…se uma noite, um fantasma viesse. Património nosso de cena, cena romântica, de gesto largo, voz xamânica, vestida a veludos e sedas, olhar suplicante, harpia carnívora, monstro sagrado para Cocteau, retrato de um século, busto de foyer, Beatriz nossa, atrás de um biombo.”

FOLHA DE SALA

Espetáculo estreado em 2 fevereiro 2017.

1899
A atriz francesa Sara Bernhardt sobe ao palco do Theatro D. Amelia (o primeiro nome deste Teatro) em 1899. Aqui interpreta quatro peças: A Tosca, de Victorien Sardou; Hamlet, de William Shakespeare, A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho; e Adriana Lecouvreur, de sua autoria. Antes da récita de despedida, reúnem-se no Teatro várias individualidades da época, entre artistas, críticos, pintores e jornalistas, para homenagear a atriz. É nesse dia que se descerra a placa comemorativa com o seu nome, a segunda a ser colocada no foyer.

Ficha Técnica

Texto, Encenação e Espaço cénico Miguel Loureiro Interpretação Beatriz Batarda Participação especial e Coordenação de figurinos Mirró Pereira Desenho de luz Daniel Worm d’ Assumpção Assistência de encenação Rafael Rodrigues Produção executiva Nuno Pratas/Culturproject Uma encomenda São Luiz Teatro Municipal em coprodução com Théâtre de La Ville “Chantiers D’Europe”

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides