O 30º Aniversário do 25 de Abril coincide naturalmente com a fase de surgimento de uma geração que também no campo das artes começa agora a ganhar visibilidade. Neste contexto comemorativo, esta iniciativa propõe-se confrontar pontos de vista geracionais sobre os desenvolvimentos estéticos e implicações estruturais das artes em Portugal. Gerações é um programa de reflexão em torno de vários discursos artísticos – cinema, teatro, dança, música, literatura e artes visuais – nos últimos 30 anos.
>>
O 25 de Abril faz 30 anos. À volta dos 30 anos andam também muitas das pessoas que participam neste programa de reflexão sobre criatividade e cultura. Há mudanças significativas a registar, revoluções realizadas e por realizar, na criação e fruição cultural do país.
Esta geração, a dos “bebés de Abril”, pelo facto de crescer ao mesmo tempo que o sistema democrático, relaciona-se com a revolução enquanto herança política, social, económica e cultural. GERAÇÕES propõe dois dias de debates (23 e 24) com criadores e pensadores de áreas diversas, de forma a reflectir sobre o posicionamento desta geração no mundo contemporâneo e a sua participação na construção da paisagem artística e cultural do país.
GERAÇÕES convidou cerca de 16 conversadores provenientes de diversas áreas e disciplinas, do teatro à dança, música, literatura, artes visuais, arquitectura, design, enonomia, marketing, sociologia, comunicação social e programação cultural.
No dia do aniversário do 25 de Abril, serão exibidos documentários em torno da revolução, cruzando olhares registados na época com um outro desta nova geração. O encerramento está a cargo do DJ Andy Punch (André Murraças) que remisturará o tema “Gerações” com o humor que lhe é característico.
Durante estes dias, estará patente ao público a instalação “Os cravos”, de Joana Vasconcelos, na fachada do Clube Português de Artes e Ideias (Largo Rafael Bordalo Pinheiro, ao Chiado).
Um projecto de Ana Pais e António Loja Neves, esta iniciativa tem por objectivo promover o encontro entre pessoas e discursos da cultura que pouco se cruzam, ou conhecem, embora participem de modos diversos dos mesmos processos. Pretende-se debater o presente, reflectir sem nostalgia e fomentar uma discussão alargada sobre o papel da cultura e a sua vivência quotidiana em Portugal.
GERAÇÕES conta com o Alto Patrocinio de Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio e com o apoio do Teatro Municipal S. Luiz/EGEAC, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto das Artes/MC e do Clube Português de Artes e Ideias.
Participantes
André Murraças, Anna Hatherly, Carlos Martins, Diana Almeida, Filipa César, Idalina Conde, J. P. Simões, João Afonso, Luís Pessanha, Maria João Guardão, Mónica Costa, Nuno Cardoso, Ondjaki, Patrícia Portela, Pedro Dias de Almeida, Pedro Tochas, Renata Sancho, Rui Horta, Rui Mascarenhas, Rui Tavares, Sérgio Tréfaut.
INSTALAÇÃO PÚBLICA
“Os Cravos”, de Joana Vasconcelos
Lg Rafael Bordalo Pinheiro, ao Chiado
Clube Português de Artes e Ideias
PROGRAMA
23 ABRIL – DEBATES
14h30
Abertura: Ana Pais e António Loja Neves
Moderador: Diana Almeida (doutoranda, investigadora da CEAUL)
Painel: Nuno Cardoso (encenador, director artístico do TECA, Porto)
Maria João Guardão (jornalista)
Renata Sancho (cineasta)
Rui Mascarenhas (gestor de marketing)
17h30
Moderador: Pedro Dias de Almeida (editor de cultura da revista Visão)
Painel: Luís Pessanha (designer)
Mónica Costa (economista, directora da ONG INDE – Intercooperação e Desenvolvimento)
Rui Tavares (historiador)
Pedro Tochas (actor de stand-up comedy)
24 ABRIL – DEBATES
14h30
Moderador: Pedro Dias de Almeida (editor de cultura da revista Visão)
Painel: Rui Horta (coreógrafo)
Ondjaki (escritor)
Idalina Conde (socióloga)
Patrícia Portela (cenógrafa e dramaturga)
17h30
Moderador: Diana Almeida (doutoranda, investigadora da CEAUL)
Painel:
J. P. Simões (músico)
Filipa César (artísta plástica)
João Afonso (arquitecto)
Carlos Martins (programador cultural)
Encerramento: Ana Pais e António Loja Neves
25 ABRIL
21:00 – DOCUMENTÁRIOS
Revolução, realização Anna Hatherly, 1975, 12 mn. – apresentado pela autora.
Outro País, realização Sérgio Tréfaut, 1997, 70 mn.
A Alfabetização em Santa Catarina, Grupo Zero, 1976, 20mn.
23:00 – DJ Andy Punch remistura Gerações.