Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

RADIO MUEZZIN

STEFAN KAEGI (RIMINI PROTOKOLL)
Alkantara Festival Alemanha / Egipto
© Claudia Wiens
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Sexta e Sábado às 21h
Espectáculo em árabe, legendado em português e inglês

Local

Sala Principal

Duração

80 min

Classificação

M/12

Descrição

A cidade do Cairo tem cerca de 30.000 mesquitas. Em cada uma delas, cinco vezes por dia, um muezim chama os fiéis para a oração. Segundo a tradição, o muezim subia e descia as escadas do minarete, até que, nos anos cinquenta, chegam os megafones e microfones para alívio das suas pernas cansadas. O resultado, porém, permaneceu o mesmo: uma cacofonia de diferentes culturas de oração, de diferentes vozes, tempos, interpretações. Contudo, as coisas estão prestes a mudar: o Ministério dos Assuntos Religiosos quer introduzir um sistema de rádio fechado que transmitirá a voz de um único muezim ao vivo e em simultâneo para todas as mesquitas de Estado. Cairão no silêncio milhares de muezins egípcios?

Em Radio Muezzin, quatro muezins do Cairo entram em palco para nos contar as suas histórias e experiências: o professor de Alcorão, cego, que viaja para a mesquita num pequeno autocarro durante duas horas todos os dias; o filho de um agricultor e o antigo condutor de tanques do Alto Egipto, que costuma aspirar a alcatifa da sua mesquita; o electricista que começou a decorar o Alcorão depois de um acidente grave e o culturista que ganhou o segundo lugar no campeonato mundial de recitação do Alcorão. A eles junta-se um técnico de rádio, que aprendeu como encriptar sinais de rádio em Aswan High Dam.

Entre as suas palavras e as imagens de vídeo do seu quotidiano, emergem novas vozes, que descrevem a transformação do chamamento para a oração, na era da reprodução técnica.

Ficha Técnica

Conceito e encenação Stefan Kaegi (Rimini Protokoll) Música Mahmoud Refat Vídeo Bruno Deville, Shady George Fakhry (Cairo) Dramaturgia Laila Soliman Cenografia Mohamed Shoukry Desenho de luz e direcção técnica Sven Nichterlein, Saad Samir Hassan (Cairo) Assistência de encenação / interpretação Dia’Deen Helmy Hamed Operação vídeo Bodo Gottschalk Direcção de produção Juliane Männel, Lana Mustaqh (Cairo) Assistência de produção Katinka Vahle Apoio na digressão Samah Samir Traduções e legendas Ebtihal Shedid, Ahmed Said Interpretação Abdelmoty Abdelsamia Ali Hindawy, Hussein Gouda Hussein Bdawy, Mansour Abdelsalam Mansour Namous, Mohamed Ali Mahmoud Farag, Sayed Abdellatif Mohamed Hammad Produção Theater Hebbel am Ufer (Berlim, Alemanha), Goethe-Institute Egypt (Cairo, Egipto) Co-produção Athens Festival (Atenas, Grécia), Bonlieu Scène Nationale (Annecy, França), Festival d’Avignon (Avignon, França), steirischer herbst festival (Graz, Áustria), Zürcher Theater Spektakel (Zurique, Suíça) Financiado por German Federal Cultural Foundation, Pro Helvetia – Swiss Arts Council, Department of the Mayor of Berlin – Senate Chancellery – Cultural Affairs Em cooperação com El Sawy Culturewheel (Cairo) Agradecimentos Mohamed Sleiman, Sakina Abushi, Neuköllner Begegnungsstätte Berlin e.V., Doa Aly, Khaled Samy, Ahmed El Attar, Mourad Sadek, Heba Afifi Ensaio aberto El Sawy Culturewheel, Cairo, Dezembro 2008 Estreia HAU, Berlim, Março 2009

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides