Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Refugiado

Epopeia de uma Fuga
PAULO MATOS
DR
Este evento já decorreu
Datas e Horários

20 junho
quinta, 21h30

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Preço

€12 a €15 (com descontos) | (Abrangido pelo Passe Cultura - o Passe Cultura está disponível apenas na bilheteira do Teatro)

Classificação

M/12

Descrição

No Dia Mundial do Refugiado, Paulo Matos apresenta um espetáculo de teatro construído a partir do relato de um homem que foge do seu país de origem, onde a vida se tornou um inferno, para procurar um futuro possível noutro lugar. O ator/refugiado, só em cena e no seu destino, carregando o desespero e o desejo da fuga, quer passar, quer chegar ao outro lado da terra, do mar, da fronteira e da vida. Entre ele e o espaço sonhado, um mundo de barreiras quase intransponíveis. Ele revive e relata-nos o caminho, o trajeto, o próprio ato de caminhar, viajar, atravessar, na esperança de uma sobrevivência e de uma chegada à “cidade do mundo rico”, para “o recomeço de uma vida nova”. A viagem é tanto exterior, no confronto com todos os perigos e todas as lutas, como também interior, dentro do que o personagem sente, reflete e experimenta. O texto fala-nos dos dilemas interiores, do sofrimento, do rompimento operado com o lugar de origem e da sua relação com Deus, “esse eterno ausente”. Refugiado, mártir do seu destino involuntário e da sua fuga voluntária, declama a sua dor interior, rude e cortante como uma navalha de caçador. Eleva-se à nossa frente como um crucificado, sobe na cena, nos ares, no espaço do teatro e do nosso olhar, para nos acusar. Este Refugiado não é somente alguém, ele é todos nós.

 

Neste espetáculo usa-se luz estroboscópica.

FOLHA DE SALA

 

Apoio à divulgação 

Ficha Técnica

Encenação Paulo Matos Direção de ator Rita Lello Interpretação Paulo Matos e Susana Francês (violino) Direção técnica e Criação de Luz Alexandre Coelho Criação de cenário e Figurinos Bruno Guerra Criação de vídeos Nelson Martins Criação sonora Eduardo Luís Patriarca Assistência à criação e operação sonora Rafael Campos

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides