Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Não, não iria haver luar

Um Quarto que Seja Delas – Segundo Ciclo de Leituras Encenadas
Encenação e dramaturgia Sara Carinhas Textos Lídia Jorge
©Sara Carinhas
Datas e Horários

3 novembro
terça, 19h

Local

Sala Bernardo Sassetti

Preço

€7 (com descontos)

Classificação

M/12

Descrição

A delicada e calcante escrita de Lídia Jorge mantém o seu eco vivo desde que veio à luz do mundo. O título desta leitura encenada foi roubado a Costa dos Murmúrios, um dos seus romances mais vibrantes, manufaturado com palavras de um português inutilizado por esquecimento. A viagem do que conta é sempre imensa, dentro do livro e dentro de quem o lê, a galope. Talvez seja um ato de horror esquartejar a sua escrita, num fim de tarde, mas quem sabe bem escrever consegue sempre alcançar a magia do prolongamento ao longo de toda a sua obra – como se alguém, que escreve, mantivesse continuamente a sua mesma busca, de livro em livro.

Foi em 2016 que Sara Carinhas organizou o Ciclo de Leituras Encenadas no antigo Jardim de Inverno, onde se ouviram excertos de obras de Herberto Hélder, José Tolentino Mendonça, Luísa Costa Gomes, Maria Velho da Costa e Matilde Campilho. Uma vez por mês, ao fim da tarde, intérpretes e público partilharam palavras em português a diferentes vozes. Quatro anos depois, a Sala Bernardo Sassetti recebe o Um Quarto que Seja Delas – Segundo Ciclo de Leituras Encenadas, com cinco sessões a decorrer entre setembro de 2020 e janeiro de 2021. Uma proposta que conta com mais de vinte mulheres, entre autoras, atrizes e equipa artística. “Continuamos a demanda da partilha da literatura e do teatro dos pequenos gestos que as palavras pedem”, diz Sara Carinhas.

Ficha Técnica

Encenação e dramaturgia Sara Carinhas Textos Lídia Jorge Leituras Bárbara Branco, Isabel Zuaa, Tânia Alves Sonoplastia Madalena Palmeirim

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides