Sul Concetto Di Volto Nel Figlio Di Dio marca o regresso a Lisboa de Romeo Castellucci, após dez anos de ausência. O encenador italiano coloca-nos perante o rosto de jesus Cristo tal como reproduzido na obra Salvatore Mundi (1465), do pintor Antonello Da Messina. Na altura da estreia, em 2011, Castellucci explicava que “esta peça é, ao mesmo tempo, a experiência de uma profunda humilhação: a do pai que não se consegue controlar e, assim, decompõe a sua dignidade; e a experiência de uma profunda manifestação de amor: a do filho que ao se entregar, se apresenta como uma luz divina”. Caberá ao espectador “responder ao enigma perante o qual é colocado”, concluía Castellucci, interessado em compreender “o abandono da divindade [no momento em que] integra plenamente a sua dimensão humana”.
Romeo Castellucci (Cesena, 1960), fundador da Soìetas Rafaello Sanzio, recebeu em 1998 o Prémio Novas Realidades Teatrais Europeias e em 2013 o leão de Ouro da Bienal de Veneza.