Com actuações de Maria da Nazaré, Gisela João, Júlio Resende, Ricardo Ribeiro, Cristina Nóbrega, entre outros
Cerimónia de entrega dos Prémios Amália 2013, distinguindo poetas, músicos, intérpretes e outras personalidades ou entidades que, cada um à sua maneira, servem ou serviram o Fado. Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Amália Rodrigues atribuirá os prémios de Revelação, Álbum de Fado, Intérprete, Autor, Compositor, Instrumentista, Carreira e Divulgação Internacional. Este ano, o Júri decidiu criar ainda o prémio Saudade-Lembrar para Honrar e um prémio especial para Construtor de Instrumentos Tradicionais para o Fado. Por entre a entrega de prémios, tempo para ouvirmos alguns dos melhores intérpretes do Fado e celebrarmos Amália.
A lista de prémios mantém as distinções de:
Revelação – Gisela João
Álbum de Fado – “Fados de Amor” de Rodrigo Costa Félix
Intérprete – Maria da Nazaré
Autor – Vasco Graça Moura
Compositor – Carlos Gonçalves
Instrumentista – Jaime Santos Jr.
Carreira – Tereza Tarouca
Divulgação – Rádio Alfa
Internacional – Maria Bethânia.
Há ainda novidades na atribuição de galardões: este ano foi criado o Prémio Saudade – “Lembrar para Honrar” – Hermínia Silva , e ainda o Prémio Especial do Júri – Óscar Cardoso, dedicado à Construção de Instrumentos Tradicionais para o Fado.
O programa desta edição será por isso preenchido pelos fados de Maria da Nazaré, Gisela João e Ricardo Ribeiro, e, de forma especial e ao piano, interpretação de “Medo”, tema de Amália, por Júlio Resende, integrante do Projecto Amália – com uma projecção surpreendente e inesquecível em tela. Tiago Torres da Silva irá interpretar uma peça do reportório de Hermínia Silva e Cristina Nóbrega interpretará dois temas de Vasco Graça Moura.