Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

virino kaj naturo #

Ilda Teresa Castro e Vítor Rua
©virino kaj naturo#_frame do filme
Este evento já decorreu
Datas e Horários

7 setembro
quinta, 19h30

Local

Sala Mário Viegas

Duração

2h30

Preço

Entrada livre sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir das 15h (máximo 2 por pessoa).

Classificação

M/6

Descrição

No Teatro São Luiz é apresentada, em antestreia, a ópera filmada virino kaj naturo #, com música de Vítor Rua e libreto de Ilda Teresa Castro. Uma ópera ecofeminista e ecomulherista, que foca o paralelismo entre a subjugação e manipulação da situação feminina e o domínio e instrumentalização da Natureza. Com o título em esperanto, virino kaj naturo, que significa Mulher e Natureza, faz um percurso histórico e socio-filosófico até ao Black Feminism e ao Black Lives Matter, criados e liderados por mulheres afro-americanas. Com a participação da performer Regina Frank, das sopranos Bárbara do Canto Lagido, Orlanda Guilande e Sara Ribeiro, e com esculturas cenográficas de Rui Chafes. No mesmo dia, são lançados o DVD+CD com o filme e a banda sonora da ópera e o livro ecofeminismos e o ecofeminismo da bruxa — cinema e ecologia #, de Ilda Teresa Castro, a fonte de inspiração do libreto sobre os movimentos Ecofeministas e sobre a história da Mulher na Ecologia. Acontece, ainda, uma intervenção musical das sopranos Bárbara do Canto Lagido e Sara Ribeiro.

FOLHA DE SALA

 

Ficha Técnica

Coapresentação Asoka Miau House Productions e São Luiz Teatro Municipal || virino kaj naturo # Realização Ilda Teresa Castro e Vítor Rua Composição e Direção Musical Vítor Rua Direção artística Ilda Teresa Castro Libreto Ilda Teresa Castro Produção Vítor Rua & Ilda Teresa Castro Encenação e Coreografia Ilda Teresa Castro e Vítor Rua Cenografia Rui Chafes Performance Regina Frank Cantoras/Performers Bárbara do Canto Lagido, Orlanda Guilande Narradora/Cantora/Performer Sara Ribeiro Produção Asoka Productions | Portugal, 2023, 80` /// Ópera apoiada pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores || ecofeminismos e o ecofeminismo da bruxa — cinema e ecologia # Edição Ilda Teresa Castro e Asoka Miau House Productions

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides