Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Wim Mertens

© J M Zavala
Este evento já decorreu
Datas e Horários

21h

Local

Sala Principal

Descrição

Depois da bem sucedida tour do ano passado, Wim Mertens volta a Portugal para uma digressão, na qual estão incluídas várias cidades do País.  Esta tournée celebra os seus 25 anos de carreira e apresenta o seu novo álbum partes extra partes.

Este é o quinquagésimo álbum da longa carreira deste músico e compositor minimal Belga. O seu primeiro disco, For amusement only, saiu em 1980. Desde então, não parou de produzir, acumulando um currículo invejável: 50 discos editados, para além da participação em trabalhos de cinema e teatro.  São dele as bandas sonoras de As cólicas de um Arquitecto, de Peter Greenaway, ou Je pense à vous, de Luc e Jean Pierre Dardenne, entre outras. Além disso, ainda teve tempo para escrever um livro, American Minimal Music, o primeiro livro em que se reflecte sobre a escola minimal americana e os seus compositores, como La Monte Young, Terry Riley, Steve Reich ou Philip Glass.

A música de Wim Mertens rege-se por premissas da música minimal americana, embora recuse seguir por inteiro as normas de um género. Um dos recursos melódicos usados é o da repetição, que dá espaço às canções para transmitirem “sensações de prazer”, sem desvirtuar a dimensão rítmica.

A vertente ao vivo é uma faceta muito importante do trabalho deste compositor. Por vezes ouvimo-lo a cantar numa voz caracteristicamente aguda, quase etérea, fazendo uso de uma linguagem pessoal cuidadosamente trabalhada e imaginária.

Musico e compositor minimal, Wim Mertens é um artista internacional com uma carreira que inclui inúmeros concertos, tanto a solo como com o seu ensemble, por toda a Europa, na América do Norte e do Sul e no Japão

Wim Mertens faz-se acompanhar este ano por uma virtuosa violinista, Gudrun Vercampt, e juntos oferecem um espectáculo único e intimista.

Ficha Técnica

Piano e Voz Wim Mertens Violino Gudrun Vercampt Co-produção SLTM ~ Magic Music

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
Concerto Adiado ×

Por razões alheias ao Teatro São Luiz e à Orquestra do Algarve, o concerto Foco Maestro – Martim Sousa Tavares e Orquestra do Algarve, previsto para 25 junho, às 20h, é adiado para 7 dezembro, sábado, às 20h.

Saber Mais