PRIMAVERA | Caderno de Programação abril-julho 2025
Nesta Primavera de 2025 que inauguramos, mais uma que revivemos em todo o caso, acompanha-nos decerto um desejo de renovação, de tabula rasa sobre os rigores do anterior frio, dos dias mais sombrios, das conturbadas mudanças íntimas ou públicas, de decisões que necessitaram de gravidade, de separações, de lutos e de conflictos que tanta gente ainda espera que terminem. Não pertencem à nova estação, florida e suave, estação prometida para amantes e ressuscitados. (…)
Ao retomar a estação das nêsperas e alperces, o São Luiz Teatro Municipal / Lisboa Cultura tem em conta essa mesma vontade de renascimento da vida artística e cultural do Chiado que habita. A Primavera passará pelo São Luiz de várias formas, com várias propostas, variadas gentes e variedades umas atrás das outras. Caleidoscópio e cornucópia, sala de coroações e de saraus, corredores de intrigas e maquinações, adros de júbilo e sussurros de reprovação, plateias de jovens e velhas promessas, ninfas, hárpias e commendatori, veludos e espelhos, espanto e desilusão, tudo cabe nesta Primavera neste vosso Teatro, como cantava o Rodrigo no Fado do 31.
Tal como acontece em cada manhã, em cada Primavera, em cada novo ciclo de tantos ciclos que nos acontecem, também estas novas datas que agora apresentamos neste caderno, com o Luís e a Rute na capa – que nos chegam sempre com o seu fabuloso FIMFA todos os Maios, quais andorinhas de bom agoiro – irão contribuir para os primeiros raios desta aurora.
Que seja uma Primavera plena, um belo recomeço, cheio de vida e espectáculos!
Miguel Loureiro, diretor artístico do Teatro São Luiz (in editorial Caderno de Programação Trimestral PRIMAVERA)