Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

A DANÇA E A FILOSOFIA

De LEONOR BARATA / COMPANHIA PAULO RIBEIRO
Datas e Horários

Oficina para alunos
6 a 10 janeiro, segunda a sexta, em horário a combinar com a escola

1 turma/sessão

Público-alvo: ensino secundário

 

Oficina para professores
11 janeiro, sábado, 14h30

Sala Bernardo Sassetti

Público-alvo: professores do ensino secundário

Local

Nas escolas e no Teatro São Luiz

Preço

Gratuito, mediante marcação prévia

Descrição

A dança como expressão dos sentimentos e emoções individuais há muito que se cruza com o pensamento filosófico – ambos tentam uma organização do real que force a saída do senso comum na análise dos problemas e que promova um espaço verdadeiramente reflexivo. A Dança e a Filosofia são oficinas para alunos e professores descobrirem as possibilidades e pontos de contacto entre estas duas matérias. A convite da Companhia Paulo Ribeiro, Leonor Barata propõe uma abordagem ao corpo dançante como corpo que pensa e, nessa medida, encerra em si, as grandes questões filosóficas. Provocar o espanto e a capacidade de questionar, colocando desafios a partir de duas premissas principais: tudo passará pelo corpo, tudo implicará decisão. Uma verdadeira ginástica da alma.

A Dança e a Filosofia é um dos três módulos de A Dança e o Ensino Criativo (2019-2021), um projeto da Companhia Paulo Ribeiro, que propõe o cruzamento da dança com disciplinas curriculares (Filosofia, Literatura e Matemática), promovendo a aproximação de ciência e arte.

Ficha Técnica

Criação e orientação Leonor Barata Direção e Produção Companhia Paulo Ribeiro / A Companhia Paulo Ribeiro é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes. Companhia Residente no Teatro Viriato

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides