Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

A Vida Vai Engolir-vos

Textos Anton Tchékhov Direção artística Tónan Quito
Datas e Horários

1 a 12 setembro

Parte I, Teatro São Luiz:
1, 3, 8 e 10 setembro, terça e quinta 19h às 24h

Parte II, Teatro Nacional D. Maria II:
2, 4, 9 e 11 setembro, quarta e sexta 19h às 24h

Maratona (partes I e II):
5 e 12 setembro, sábado 19 às 6h: 19h às 24h (Teatro São Luiz – parte I) e 1h às 6h (Teatro Nacional D. Maria II – parte II)

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Duração

4h45 (aprox.) com intervalo de 40 min. (cada uma das partes) / na maratona, intervalo de 1h entre Teatros

Preço

Maratona: €22 (com descontos). Inclui ceia distribuída pelo SLTM no final da parte I e pequeno-almoço pelo TNDMII no final da parte II /// Partes I + II (em dias diferentes): €25 (com descontos)

Classificação

m/12

Descrição

Bilhetes para a maratona (partes I e II) nos dias 5 e 12 de setembro e bilhete conjunto para as duas partes (para ver em dias diferentes) já à venda.

Bilhetes individuais para a parte I e II à venda brevemente.

 

Tónan Quito lança-se à adaptação e montagem das quatro peças principais de Anton Tchékov: A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal. Uma obra em que se descreve a vida de certas camadas da pequena-burguesia daquele tempo, gentes desorientadas e deprimidas, acossadas pelo ruir de uma sociedade em decadência, os vícios e as ambiguidades de uma intelectualidade dividida entre o desejo de transformação da realidade e a sua incapacidade de agir face a essa sociedade. Em todas estas peças somos confrontados com uma questão que perseguia Tchékhov: Como será a humanidade no futuro? Uma pergunta que nestes tempos de incerteza e medo parece perseguir cada um de nós. Através da insatisfação e impotência de ação dos seus personagens, abre-se a possibilidade para pensarmos o absurdo da nossa vida e como mudá-la.

A intenção de Tónan Quito é apresentar essas peças como uma só, primeiro divididas em dois episódios, mostrados em dias e lugares diferentes (em Lisboa, entre o Teatro São Luiz e o Teatro Nacional D. Maria II); e depois, de uma só vez, nos dois teatros, do início da noite até ao início do dia. A protagonista de A Vida Vai Engolir-vos é, assim, a madrugada, altura em que muitas mudanças acontecem nas peças de Tchékhov. “A madrugada é o futuro. O que há-de ser! A mudança do velho para o novo; a falência dos velhos costumes; a libertação das velhas verdades”, acredita o encenador, que é também um dos atores na peça.

 

Parte I, no São Luiz:
. No intervalo, o Teatro terá disponível serviço de cafetaria
. No intervalo, é possível sair do teatro para fumar e circular para os wc
. No final da 1ª parte, é distribuída uma refeição leve que deverá ser consumida já no exterior do SLTM, durante o percurso até ao TNDMII
. Em caso de mobilidade reduzida e/ou intolerância alimentar, deve por favor informar-nos para o email bilheteira@teatrosaoluiz.pt

Ficha Técnica

Direção artística e adaptação Tónan Quito Textos Anton Tchékhov Tradução Nina Guerra e Filipe Guerra Apoio à dramaturgia Miguel Loureiro Assistência de encenação Mirró Pereira Interpretação Álvaro Correia, Gonçalo Waddington, João Pedro Mamede, Leonor Cabral, Miguel Loureiro, Mónica Garnel, Rita Cabaço, Sílvia Filipe e Tónan Quito Cenografia F. Ribeiro Desenho de Luz Daniel Worm Figurinos José António Tenente Desenho de som Pedro Costa Produção executiva Armando Valente, Cláudia Teixeira e Vanda Cerejo Apoio O Espaço do Tempo Coprodução HomemBala, Teatro Nacional São João, Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Teatro Nacional D. Maria II e São Luiz Teatro Municipal

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
Vale Futuro ×

Um vale solidário, três teatros da cidade, um futuro em comum

Saber Mais