Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Kantata do Tecto Incerto

Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
©Marta Ferreira
Datas e Horários

3 julho
domingo, 17h

Local

Sala Bernardo Sassetti

Preço

Entrada livre sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir das 15h. Máximo de 2 bilhetes por pessoa.

Classificação

M/6

Descrição

Quando as cidades se transformam em tabuleiros de Monopólio, o que têm a dizer os habitantes que resistem?

Kantata do Tecto Incerto é uma peça musical sobre a habitação com as palavras ao centro. “Um coro falado e cantado que levanta vozes contra o ataque desenfreado ao direito à habitação”, apresenta a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, responsável por este projeto que vem na sequência do espetáculo de pendor comunitário, realizado em 2013, Kantata de Algibeira. Uma criação coletiva feita de vidas concretas, com palavras à solta em sotaques diversos, resultado de um trabalho que começou com encontros e conversas à volta das palavras “casa” e “habitação”. O libreto da peça e as explorações musicais alimentam-se das inquietações, reflexões e propostas destas pessoas de idades, meios sociais, culturas e percursos de vida diversos. “Com o cheiro das casas e os barulhos dos bairros lá dentro. Para responder à desfiguração das nossas cidades – gentrificação, especulação imobiliária, turistificação – mas também ao desrespeito por esse direito que emana de uma necessidade humana básica”, descrevem. Esta nova obra polifónica conta com a participação de elementos de todas as idades e ofícios residentes em Lisboa e arredores: “gente que luta, grita, sussurra, resiste, que desarruma as palavras para tentar pôr as ideias na boca e os destinos nas mãos”.

Ficha Técnica

Texto Regina Guimarães Música Pedro Rodrigues e João Caldas Direcção Nicolas Brites Recolhas Luiz Rosas Produção Casa da Achada – Centro Mário Dionísio (CA-CMD) e Catarina Carvalho Intérpretes e co-criadores residentes de Lisboa e arredores de diferentes origens, idades e ofícios; pessoas afectadas pela crise da habitação /// Projecto financiado por 192 apoiantes individuais, através de uma campanha de angariação de fundos

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides