Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

LAST

De São Castro e António M Cabrita
Produção Companhia Paulo Ribeiro
©Carlos Fernandes
Este evento já decorreu
Datas e Horários

4 e 5 junho
sexta e sábado, 20h

Local

Sala Luis Miguel Cintra

Duração

1h05

Preço

€12 a €15 (com descontos)

Classificação

M/6

Descrição

Nota ao público
As apresentações de Last no São Luiz não têm música ao vivo, como estava previsto e anunciado, devido a uma lesão de um dos músicos do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Apesar da ausência, os bailarinos dançam ao som de The Late String Quartets, de Beethoven, numa interpretação do próprio Quarteto de Cordas de Matosinhos, gravada ao vivo na estreia de Last, no Teatro Viriato em 2019.

Depois de uma primeira experiência a trabalhar a partir de uma obra operática, São Castro e António M Cabrita elegem de novo a música como principal condutor do ato coreográfico. Contam que foi “a complexidade da estrutura, a ousadia, os contrastes, a poética, a lógica da composição exposta por um homem irascível e imerso em surdez profunda que designou a escolha de The Late String Quartets, de Ludwig van Beethoven, como ponto de partida para Last. Uma escolha que desde logo pode transformar o que parece simples numa tarefa exigente e arriscada. Ouve-se a música, cria-se a dança. Em paralelo, a música e o corpo, enaltecendo esta relação eterna e inevitável, mantendo as individualidades. Last encerra em si a polaridade entre fim e continuação. Last como último ou última; Last como forma verbal de algo que perdura (to last). Decorrido o ano em que se assinalaram os 250 anos do nascimento de Beethoven, em 2020, comprova-se a perpetuidade da sua obra revivendo o conteúdo de uma contemporaneidade de outrora, agora noutro presente.

FOLHA DE SALA

Ficha Técnica

Direção e Coreografia São Castro e António M Cabrita Interpretação Ana Moreno, Ester Gonçalves, Guilherme Leal, Miguel Santos e Rosana Ribeiro Música The Late String Quartets, de Ludwig van Beethoven Interpretação (gravação) Quarteto de Cordas de Matosinhos: Vítor Pereira e Juan Maggiorani (violinos); Jorge Alves  (viola), Marco Pereira (violoncelo) Espaço cénico, Desenho de luz, Figurinos São Castro e António M Cabrita Direção técnica e consultoria ao desenho de luz Cristóvão Cunha Produção Companhia Paulo Ribeiro Coprodução Teatro Viriato, Teatro Municipal do Porto e São Luiz Teatro Municipal /// A Companhia Paulo Ribeiro é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes /// O projeto Last tem o apoio do Município de Viseu, no âmbito do programa Viseu Cultura

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides