Nota ao público
As apresentações de Last no São Luiz não têm música ao vivo, como estava previsto e anunciado, devido a uma lesão de um dos músicos do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Apesar da ausência, os bailarinos dançam ao som de The Late String Quartets, de Beethoven, numa interpretação do próprio Quarteto de Cordas de Matosinhos, gravada ao vivo na estreia de Last, no Teatro Viriato em 2019.
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Depois de uma primeira experiência a trabalhar a partir de uma obra operática, São Castro e António M Cabrita elegem de novo a música como principal condutor do ato coreográfico. Contam que foi “a complexidade da estrutura, a ousadia, os contrastes, a poética, a lógica da composição exposta por um homem irascível e imerso em surdez profunda que designou a escolha de The Late String Quartets, de Ludwig van Beethoven, como ponto de partida para Last. Uma escolha que desde logo pode transformar o que parece simples numa tarefa exigente e arriscada. Ouve-se a música, cria-se a dança. Em paralelo, a música e o corpo, enaltecendo esta relação eterna e inevitável, mantendo as individualidades. Last encerra em si a polaridade entre fim e continuação. Last como último ou última; Last como forma verbal de algo que perdura (to last). Decorrido o ano em que se assinalaram os 250 anos do nascimento de Beethoven, em 2020, comprova-se a perpetuidade da sua obra revivendo o conteúdo de uma contemporaneidade de outrora, agora noutro presente.