Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

MAURICE RAVEL E CLAUDE DEBUSSY

Artur Pizarro, piano
Integral da obra para piano solo
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Mai 18, 19, 20, 25, 26, 27 ~ 21h

Local

Sala Principal

Descrição

Artur Pizarro nasceu em Lisboa em 1968, e aos três anos de idade apareceu pela primeira vez na televisão portuguesa a tocar piano. Berta Nóbrega, a sua avó materna foi quem lhe deu a conhecer as teclas juntamente com o seu parceiro de piano, Campos Coelho, que era aluno deVianna da Motta, Ricardo Viñes e Isidor Philip. De 1974 a 1990, estudou com Sequeira Costa, que também foi aluno de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février. Esta distinta linhagem mergulhou Artur Pizarro na tradição da Época Dourada do piano e deu-lhe um vasto conhecimento das escolas e repertórios alemães e franceses.

Depois dos estudos iniciais em Lisboa, mudou-se para Lawrence, Kansas, nos Estados Unidos, continuando a trabalhar com Sequeira Costa, que é professor de piano na Universidade do Kansas. Voltou a pisar os palcos aos 13 anos com um recital no Teatro São Luiz em Lisboa. A sua estreia em concertos deu-se mais tarde, ainda no mesmo ano, com a Orquestra Gulbenkian.Ainda sob a alçada de Sequeira Costa, Artur Pizarro foi o primeiro classificado no Concurso Vianna da Motta em 1987, na Greater Palm Beach Symphony em 1988, e na Leeds International Pianoforte Competition em 1990, lançando-se numa carreira internacional.

Artur Pizarro actua em recitais, concertos de música de câmara e com as principais orquestras e maestros do mundo, como Charles Dutoit, Sir Simon Rattle, Jean Fournier, Philippe Entremont, Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa Pekka Salonen, Yuri Termikanov,Vladimir Fedoseev, e Sir Charles Mackerras. É um músico de câmara activo e já actuou em festivais de música de câmara em todo o mundo. Em 2OO5, formou o “Artur Pizarro Piano Trio” com o violinista Raphael Oleg e a violoncelista Josephine Knight. Integra também um duo de piano comVita Panomariovaite. Em 2006, está prevista a gravação dos duetos de Rimsky-Korsakov para a Linn Records.

Ao longo de 2003-2004, Artur Pizarro interpretou o ciclo completo das Sonatas de Piano de Beethoven em St John’s Smith Square em Londres, tendo anteriormente tocado o mesmo ciclo nos Estados Unidos e Portugal. Os oito concertos foram transmitidos pelo programa Performance on 3 da BBC Radio, valendo-lhe uma nomeação para o prémio “Best Series” da Royal Philarmonic Society. Em 2005–06, apresentou-se a solo com as obras completas de Ravel e Debussy num
ciclo especial de concertos transmitido pela BBC Radio 3. Em 2006, interpretará o ciclo em Lisboa e na Dinamarca. Também em 2006, irá gravar as obras completas de Ravel para piano solo para a Linn Records.

As participações em concertos incluem o da Orquestra de Câmara Escocesa, com Sir Charles Mackerras, interpretando o quarto concerto de piano de Beethoven, o primeiro concerto de Liszt, com Lawrence Foster e a Orquestra Gulbenkian, o concerto Coronation de Mozart com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o concerto de Piano de Schumann com Okko Kamu e a Orquestra Sinfónica de Singapura, o primeiro concerto de Tchaikovsky com Christian Mandeal e a Orquestra Gulbenkian, e o quinto concerto de Saint-Saëns com Vladimir Jurowski e a Orquestra Filarmónica de Londres.

FOLHA DE SALA

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides