Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

O ATOR, O OBJETO E O SEGREDO ENTRE ELES

Projeto Funicular: Workshop de Teatro de Objetos
Coordenação Yael Rasooly (IL)
©Shani Nahmias
Este evento já decorreu
Datas e Horários

16 a 18 dezembro
sexta a domingo, 10h às 13h e das 14h às 18h

Local

Sala de Ensaios

Preço

€50

Classificação

Destinatários: Marionetistas, atores, bailarinos, artistas de circo, encenadores, cantores, músicos, artistas plásticos, estudantes de artes visuais e performativas

Descrição

Yael Rasooly é uma premiada e reputada encenadora, marionetista, atriz e cantora, com criações únicas que têm percorrido o mundo. A sua linguagem teatral singular assenta numa abordagem multidisciplinar, onde todos os elementos da encenação têm igual importância na narrativa. A relação entre os objetos/materiais/marionetas e o performer está no centro do seu trabalho, assim como as escolhas da cenografia, som e música.

No FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas pudemos ver Paper Cut, The House by the Lake, e também os concertos no São Luiz Teatro Municipal.

Neste workshop, Yael Rasooly convida os participantes a viajarem pelo universo criativo do teatro de objetos.

Os participantes neste workshop são convidados a embarcar numa intensa viagem criativa e pessoal.

Cada artista será incentivado e orientado a desenvolver o esboço inicial de uma criação de pequeno formato, ligando-se a temas/histórias/materiais que tenham um significado e motivação especiais. A exploração conjunta desta fonte de inspiração e impulso será o ponto de partida e, a partir daqui, cada um mergulhará em criar a sua própria forma única de expressão teatral e narrativa.

Destinatários: Marionetistas, atores, bailarinos, artistas de circo, encenadores, cantores, músicos, artistas plásticos, estudantes de artes visuais e performativas
N.º de participantes: 10
Horário: Sexta a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Idioma: Inglês
Custo: 50€
Data limite de inscrição: 14 de dezembro de 2022

Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento.

INFO E INSCRIÇÕES
A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc – a qual deve ser enviada para: projectofunicular@gmail.com ou atarumba@gmail.com

 


BIO

Yael Rasooly é encenadora de teatro visual, atriz, cantora e marionetista.
Nasceu em Jerusalém em 1983, formou-se em piano e canto lírico, e continuou os seus estudos de teatro em Londres, na Central Saint Martins. A sua linguagem teatral singular, que começou a desenvolver na School of Visual Theatre em Jerusalém, assenta numa abordagem multidisciplinar, onde todos os elementos da encenação têm igual importância na narrativa.
A relação entre os objetos/materiais/marionetas e o performer está no centro do seu trabalho, assim como as escolhas da cenografia, som e música. O seu universo visual dá voz ao que costuma ser silenciado, convidando o público a viajar pelo que não é dito na nossa sociedade.

A suas criações incluem o espetáculo a solo Paper Cut, vencedor de vários prémios e apresentado no FIMFA Lx12; The House by the Lake, cabaré musical para atrizes, marionetas e objetos, que relata a história de três irmãs escondidas durante a Segunda Guerra Mundial, apresentado no FIMFA Lx16; Bon Voyage, coprodução com o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes de Charleville-Mézières. A sua última criação, Silence Makes Perfect, estreou no Festival de Charleville-Mézières de 2021, e é o segundo capítulo da sua trilogia sobre a violência contra mulheres e crianças.

Os seus espetáculos, que já foram apresentados em centenas de festivais e teatros de mais de 30 países, receberam  inúmeros prémios internacionais, como o Grand Prix International Festival of Solo Puppeteers (Lodz), Excellence award for solo performance NYC Fringe Festival ou o Diploma of Excellence da UNIMA, para além de elogios da crítica e muitas estrelas em publicações como  Télérama, The Guardian e NY TIMES.
Yael tem desenvolvido a sua paixão crescente pela formação e partilha artística, sendo professora convidada em várias instituições. Tem também dirigido diversos workshops e masterclasses por todo o mundo. O seu método de ensino, que combina encenação, teatro de objetos, marionetas e técnica vocal, é focado em estimular e potenciar a criação individual e pessoal.

Foi convidada para ensinar em instituições como: Trinity College, University of Connecticut, The Eugene O’Neill Theatre Centre, New York University, Atlanta Centre for Puppetry Arts, UQAM University, Nuku Theatre Tallinn, UQAM Montreal, Institut International de la Marionnette de Cherleville-Mézièrs,  Aria en Corse – Association des Rencontres Internationales Artistiques, Théâtre Odradek, FIAMS Québec, Academy of Theatre Arts in Wrocław, entre muitos outros.

Ficha Técnica

PROJETO FUNICULAR Um projeto internacional de formação na área do Teatro de Marionetas do CAMa – Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba Com o apoio do São Luiz Teatro Municipal

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
Concerto Adiado ×

Por razões alheias ao Teatro São Luiz e à Orquestra do Algarve, o concerto Foco Maestro – Martim Sousa Tavares e Orquestra do Algarve, previsto para 25 junho, às 20h, é adiado para 7 dezembro, sábado, às 20h.

Saber Mais