Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Ponto da Situação

Um debate aberto acima da espuma dos dias
Coordenação e moderação Tiago Bartolomeu Costa
©José Frade
Datas e Horários

10 outubro, 14 novembro e 12 dezembro 2022
16 janeiro, 13 fevereiro e 13 março 2023
segunda, 19h

a sessão de 14 de novembro realiza-se na Sala Mário Viegas

Local

Sala Bernardo Sassetti

Duração

2h

Preço

Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis online em teatrosaoluiz.byblueticket.pt (50% da lotação) na véspera e na bilheteira do Teatro (restante 50% da lotação) no próprio dia, a partir das 15h, até 2 por pessoa.

Descrição

Bilhetes online disponíveis na véspera de cada sessão.

 

A atualidade vive presa à velocidade e a memória é convenientemente substituída pela retórica e a impressão. Nestas conversas mensais de análise social, política, cultural e filosófica, coordenadas e moderadas por Tiago Bartolomeu Costa, desmontam-se os detalhes dessa atualidade e analisa-se, contra a espuma dos dias, as consequências do que é notícia. Traz-se ao encontro com o público modos de pensar, de prever e de prosseguir um viver conjunto, num tempo de polarizações e mediatismo, onde as notícias têm ciclo de 24 horas mas com consequências sem hora de fim. Numa conversa aberta, um painel regular de convidados analisa temas comuns, confronta ideias e propõe interpretações, num gesto de reflexão pública que se quer motivado e comprometido. Ao longo de uma temporada, o Teatro é o centro dos debates, tornando-se lugar de pensamento e de consciência.

Com Francisco Mendes da Silva, Isabel Moreira, Maria Paula Meneses e Paulo Pedroso.

 

#1 – sessão de 10 outubro 2022
oiça aqui (sessão falada em português e inglês)

Com Francisco Mendes da Silva, Advogado; Tina Sabounati, Especialista em Marketing e Ativista pelos direitos das mulheres e BiPoc; Maria Paula Meneses (via zoom), Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Paulo Pedroso, Sociólogo, e Sara Carinhas, Atriz e Encenadora.

Temas debatidos:
Os protestos no Irão: fundamentos, memória histórica e futuro
O Brasil dividido: como abordar um país que achamos conhecer?
Os extremismos à nossa porta: as eleições em Itália
Que narrativas históricas continuamos a construir e quem delas faz parte?
Empatia geográfica, reconhecimento e aceitação da violência

Sugestões dos intervenientes
Francisco Mendes da Silva: Best of Enemies (documentário, realização Robert Gordon, Morgan Neville, 2015: http://www.magpictures.com/bestofenemies/)
Paulo Pedroso: Maíra, de Darcy Ribeiro ( 1976, edição portuguesa Dom Quixote, 1983); Raça e História, de Claude Levy-Strauss (1952, edição portuguesa Nova Vega, 2020)
Sara Carinhas: podcast Isso Não é Noronha, de Isabel Guéron e Maria Ribeiro; livro: Como Conversar Com Um Fascista (Record, 2015) e  Como Derrotar o Turbotecnomachonazifascismo (Record, 2020), de Márcia Tiburi
Tiago Bartolomeu Costa: Uma Paixão Simples, de Annie Ernaux (1992, edição portuguesa Publicações Europa-América, 2020, tradução Tereza Coelho)

 

#2 – sessão de 14 novembro 2022
oiça aqui

Com Francisco Mendes da Silva, Advogado; Isabel Moreira, deputada; Maria Paula Meneses (via zoom), Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Paulo Pedroso, Sociólogo (via zoom).

Temas debatidos:
– 00:02:44s -: A COP27: desafios, dificuldades, compromissos e futuro. Como proteger o mundo face às mudanças em curso? A equidade internacional face aos efeitos, práticas e consequências das políticas para o ambiente
– 01:01:00s : Que mundo se desenha após a derrotas de Jair Bolsonoro, no Brasil, e dos candidatos apoiados por Donald Trump nas eleições intercalares norte-americanas?
– 01:22:00s : O populismo em Portugal e a responsabilidade da direita e o comportamento do Partido Socialista
– 01:34:00s : O PCP, o seu futuro e a nossa democracia face a ele
– 02:13:00s : O Mundial de Futebol no Qatar e a responsabilidade mundial

As sugestões para ler e ouvir dos nossos convidados
Francisco Mendes da Silva: KOBA, THE DREAD, de Martin Amis (Vintage Publishing, 2002; edição portuguesa Teorema, 2003)
Paulo Pedroso: 100 ANOS DO PCP, de Domingos Lopes (Guerra e Paz, 2022); THE TRIUMPH OF BROKEN PROMISSES: THE END OF THE COLD WAR AND THE RISE OF NEOLIBERALISM, de Fritz Bartel (Harvard University Press, 2022)
Tiago Bartolomeu Costa: ATUALIZAR A HISTÓRIA: UMA NOVA VISÃO SOBRE O PASSADO DE PORTUGAL, de Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus (Desassossego, 2022); FALANDO DE HISTÓRIA (podcast dos mesmos autores)

 

#3 – sessão de 12 dezembro 2022
oiça aqui

Com Francisco Mendes da Silva, Advogado; Maria Paula Meneses (via Teams), Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Paulo Pedroso, Sociólogo.

Temas debatidos:
– 00:02:10s – Mundial 2022: As leituras históricas, económicas, sociais e políticas a partir do futebol
– 00:58:35s – As justificações de uma nova revisão constitucional
– 01:28:00s – Análise ao papel, funções e comportamentos do Presidente da República
– 01:49:00s – Os pedidos de perdão e de resgate da memória institucionais

As sugestões para ler e ouvir dos nossos convidados
Maria Paula Meneses: DESERTION, de Abdulrazak Gurnah (Bloomsbury Publishing PLC, 2005); BY THE SEA, de Abdulrazak Gurnah (The New Press, 2001); e a música do kudurista Nagrelha (1986-2022) (https://open.spotify.com/artist/2dZ0TKgaY5OAryHNmoyNAD?autoplay=true) e Azagaia (https://www.youtube.com/watch?v=bJ6-dxCMdks)
Paulo Pedroso: MUDANÇA ESTRUTURAL EM ÁFRICA, de Carlos Lopes e George Kararach (Tinta da China, 2022) https://tintadachina.pt/produto/mudanca-estrutural-em-africa/
Tiago Bartolomeu Costa: MORTE E FICÇÃO DE REI DOM SEBASTIÃO, de André Belo (Tinta da China, 2021) https://tintadachina.pt/produto/morte-e-ficcao-do-rei-dom-sebastiao/

FOLHA DE SALA

 

#4 – sessão de 16 janeiro 2023
oiça aqui

Com Francisco Mendes da Silva, Advogado; Isabel Moreira, deputada; Paulo Pedroso, Sociólogo.

Temas debatidos:
As manifestações e o assalto ao Palácio do Planalto, no Brasil
O processo de revisão constitucional

FOLHA DE SALA

 

#5 – sessão de 13 fevereiro 2023

Com Francisco Mendes da Silva, Advogado; Isabel Moreira, deputada e Maria Paula Meneses, Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Temas em debate:
– O processo de constitucionalização da lei da eutanásia
– Representação e identidade: perceção, realidade e responsabilidade
– O jogo político das Jornadas Mundiais da Juventude
– Comunidades imigrantes e pertença: os casos de humilhação e exploração laboral

 

 

Os temas das sessões são decididos conforme a atualidade.

Ficha Técnica

Coordenação e moderação Tiago Bartolomeu Costa Convidados Francisco Mendes da Silva, Isabel Moreira, Maria Paula Meneses, Paulo Pedroso e Sara Carinhas Produção São Luiz Teatro Municipal

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides