EUROPEANDO: QUADROS PARA UM CONTINENTE é uma composição em díptico para dois cantores e orquestra, de Sara Ross, composta a convite da Orquestra Filarmónica Portuguesa. Resulta de dois momentos criativos distintos: o primeiro, Europa — metamorfoses de amor (2023), sobre texto de Alexandre Honrado, revisita o mito de Zeus e Europa para interrogar as relações entre memória, violência e poder; o segundo, escrito em 2026 a partir de textos de Tiago Schwäbl, leva-nos numa viagem por uma sucessão de canções e imagens em permanente transformação.
Entre o mito e o quotidiano, o passado e a imaginação, a observação e o desejo, a obra desenha uma cartografia instável, feita de aproximações, desvios e regressos. Por vezes lúdico, por vezes cáustico, um olhar atravessa esses diferentes lugares, inventando percursos e abrindo passagens entre mundos possíveis.
Em Europeando: Quadros Para Um Continente os textos-quadro* de Tiago Schwäbl provocam uma sucessão de episódios a partir do quotidiano, sob forma de canções, que rapidamente descarrilam, ora ingénuas, ora escarninhas, por entre perspetivas cáusticas e ângulos mortos de uma Europa não assim tão fictícia. A esse mundo travesso apõe-se Metamorfoses de amor, composição anterior de Sara Ross sobre um texto de Alexandre Honrado que regressa ao mito de Zeus e Europa para interrogar a memória, a violência e o poder.
EUROPEANDO compõe um falso díptico, em trompe-l’oeil, e põe estes mundos em movimento — entre mito e canção, memória e quotidiano, voz singular e coletiva —, e com eles a concomitância de uma Europa antiga, presente e por inventar.
*estreia absoluta
Programa
Sara Ross (1989-)
Europeando, quadros para um continente
I. O Chalé
II. O Pão
III. A Fruta
IV. Uma Casinha
V. A Escola I
VI. A Escola II
VII. O Hospital
VIII. A Escola III
IX. A Escola IV
X. As Estátuas
XI. A Paz
XII. Metamorfoses de Amor I
XIII. Metamorfoses de Amor II
XIV. O Ser Espaço