Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

A vida vai engolir-vos – entrevista com o encenador Tonan Quito

Podcast

Tónan Quito lança-se à adaptação e montagem das quatro peças principais de Anton Tchékov: A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal. Uma obra em que se descreve a vida de certas camadas da pequena-burguesia daquele tempo, gentes desorientadas e deprimidas, acossadas pelo ruir de uma sociedade em decadência, os vícios e as ambiguidades de uma intelectualidade dividida entre o desejo de transformação da realidade e a sua incapacidade de agir face a essa sociedade. Em todas estas peças somos confrontados com uma questão que perseguia Tchékhov: Como será a humanidade no futuro? Uma pergunta que nestes tempos de incerteza e medo parece perseguir cada um de nós. Através da insatisfação e impotência de ação dos seus personagens, abre-se a possibilidade para pensarmos o absurdo da nossa vida e como mudá-la.

A intenção de Tónan Quito é apresentar essas peças como uma só, primeiro divididas em dois episódios, mostrados em dias e lugares diferentes (em Lisboa, entre o Teatro São Luiz e o Teatro Nacional D. Maria II); e depois, de uma só vez, nos dois teatros, do início da noite até ao início do dia. A protagonista de A Vida Vai Engolir-vos é, assim, a madrugada, altura em que muitas mudanças acontecem nas peças de Tchékhov. “A madrugada é o futuro. O que há-de ser! A mudança do velho para o novo; a falência dos velhos costumes; a libertação das velhas verdades”, acredita o encenador, que é também um dos atores na peça.

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
Devoluções ×

A nossa programação de janeiro encontra-se suspensa devido ao confinamento. Caso tenha adquirido bilhetes para este mês entre em contacto com a bilheteira para obter a sua devolução.: 213 257 650 bilheteira@teatrosaoluiz.pt.

Saber Mais