Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Curso Livre de Cultura

Um ciclo sobre políticas públicas para a cultura
Coordenação e moderação Tiago Bartolomeu Costa
Datas e Horários

26 setembro, 24 outubro, 28 novembro
segunda, 19h

Local

Sala Bernardo Sassetti

Preço

Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis online em teatrosaoluiz.byblueticket.pt (50% da lotação) na véspera e na bilheteira do Teatro (restante 50% da lotação) no próprio dia, a partir das 15h, até 2 por pessoa.

Descrição

Bilhetes online disponíveis na véspera de cada sessão.

 

A história da cultura é, também, o que foi sendo feito para que essa história acontecesse. Ao valor acrescentado que se diz que a cultura traz, deve responder-se que, mais do que acrescentar, estrutura e antecipa. Na organização das cidades, na defesa de valores, na partilha de conhecimentos e identidades, na transformação social, individual e coletiva. Em Curso Livre de Cultura, fala-se com protagonistas, analistas e artistas sobre como se pode construir um outro discurso para falar de cultura: um que liberte da opacidade dos números e dos discursos e transforme a sua vivência numa experiência complementar, onde economia e sociedade deixam de ser categorias que limitam o que é a fruição, a reflexão e a ação. As sessões, com um modelo variável em número de convidados e modos de apresentação, contam com uma lição, realizada por um especialista com trabalho publicado ou desenvolvido na temática escolhida, e um debate ou entrevista, conduzido em colaboração com diferentes jornalistas ou investigadores especializados nos temas abordados.

 

26 setembro
Estatutos e Inclusão: Políticas Práticas e Consequências Públicas
Com
Lição: Vera Borges (ISCTE) consulte aqui a apresentação
Contexto: Ana Paula Santiago (DCM|Littler)
Debate: Mafalda Sebastião (Coordenadora Pólo Cultural Gaivotas/Boavista – Loja Lisboa Cultura), Francisca Fernandes (Performart ), Miguel Guedes (GDA ).
Moderação: Tiago Bartolomeu Costa e Catarina Almeida Pereira

FOLHA DE SALA

24 outubro
Territórios e Identidades Múltiplas: O Desafio da Próxima Capital Europeia de Cultura
Com Miguel Honrado (lição) e representantes das cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada, finalistas à indicação Capital Europeia de Cultura 2027.
Moderação: João Gaspar

28 novembro
Fazer as Contas ao Orçamento do Estado para a Cultura
Convidados a anunciar.
Moderação: Helena Teixeira da Silva

Ficha Técnica

Coordenação e moderação Tiago Bartolomeu Costa Produção São Luiz Teatro Municipal

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides