Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Arte Participativa – um espaço para todos

©Vera Marmelo
Este evento já decorreu
Datas e Horários

24 outubro
domingo, 11h às 13h e 14h30 às 16h30

Local

Sala Bernardo Sassetti

Preço

Entrada livre, sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis online na véspera em bol.pt e na bilheteira do Teatro no próprio dia, a partir das 10h, até 2 por pessoa.

Acessibilidade
Língua Gestual Portuguesa

Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Descrição

Segundo François Matarasso, a “Arte Participativa acontece quando profissionais e não-profissionais usam as suas diferentes competências, tipos de imaginação e interesses, para criar em conjunto algo que não poderiam fazer individualmente”.

Que portas abre esta forma de arte partilhada? Que novas oportunidades representa? Que desafios e riscos se antecipam?

O Teatro São Luiz e a EGEAC juntam-se à iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian para promover um dia de conversas em torno da Arte Participativa, numa altura em que o debate sobre a democratização do acesso à arte e à criação artística se revela cada vez mais pertinente e necessário.

Estas conversas, em paralelo com a apresentação da peça “Meio no Meio” de Victor Hugo Pontes, contam com a participação de diferentes agentes da comunidade artística, entre programadores, público, jornalistas, artistas profissionais e artistas não-profissionais.

FOLHA DE SALA

Programa

11:00 – 13:00
Novas vanguardas artísticas e sociais
com Barbara Pollastri, Carla Flores, Madalena Victorino, Marco Martins, Mavá José, Victor Hugo Pontes
Moderação: Cláudia Galhós

14:30 – 16:30
Que lugar para a arte participativa na programação cultural?
com Fátima Alçada, John Romão, Gonçalo Frota, Marta Lança, Marta Martins, Sara Ferreira
Moderação: Hugo Cruz

BIOS

Ficha Técnica

Este evento resulta da parceria entre a EGEAC e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito de uma rede de entidades culturais que se propõem pensar o lugar da Arte Participativa nas suas programações, e na qual são também parceiros o TNDM II, A Oficina, a Casa da Música, o Teatro Viriato, a Câmara Municipal de Loulé e a Câmara Municipal do Funchal.

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides
CABRAQIMERA CANCELADO ×

O Teatro São Luiz lamenta informar o cancelamento da instalação Poromechanics e do espetáculo Cabraqimera, ambos de Catarina Miranda, por elementos da equipa artística terem testado positivo à Covid-19. Pode solicitar a devolução do valor do seu bilhete, até dia 1 fevereiro 2022.

Saber Mais